As plantas sempre foram a fonte de saúde e de cura do ser humano, inclusive em épocas quando não se tinha uma medicina tão avançada. Chás, infusões, sucos, sopas, cataplasmas e macerações eram comuns. E sim, curavam grande parte dos problemas que as sociedades apresentavam.
Porém, à medida em que a sociedade foi evoluindo, assim também foram os agentes que desencadeavam a doença. Aliado a isso, veio o crescimento da área da medicina, incluindo farmácias e laboratórios.
A facilidade e segurança dos medicamentos industrializados acabou levando a um esquecimento das soluções naturais. Por mais que elas possam não dar conta de tratar algumas doenças modernas, ainda fazem muito bem ao corpo e podem ajudar na cura de problemas simples. Conheça algumas.
Como usar plantas para a saúde
Veja alguns problemas simples que você pode tratar facilmente com remédios naturais, que provavelmente estão bem acessíveis. Se não tiver em casa, pode comprar facilmente no mercado ou na feira. Se for comprar folhas, lembre-se de sempre adquirir os produtos de um vendedor de confiança ou em lojas de produtos naturais.
1. Diarreia
Para amenizar os efeitos da diarreia e, de quebra, dar uma aliviada também em problemas como a azia e o enjoo, você pode usar o chá de folha louro. Ele não é como os medicamentos que impedem a eliminação das fezes, mas vai ajudar a reduzir a cólica e as idas ao banheiro. Pode ser tomado o chá puro ou, até mesmo, colocar uma boa quantidade numa sopinha de arroz ou canja. Veja como preparar o chá.
Ingredientes
Folhas de louro: 4 unidades;
Água: 1 litro.
Modo de preparo
- Leve ao fogo as folhas de louro em uma panela com água;
- Assim que começar a ferver, conte 5 minutos e desligue;
- Mantenha tampe a panela e deixe descansando por 10 minutos;
- Passe pelo coador e sirva.
2. Cistite
Um mal que importuna mulheres, homens e até crianças, a cistite pode ser tratada facilmente em casa com o chá de salsa, se estiver bem no início e não for reincidente. Claro que você deve aliar melhores hábitos de saúde, como beber mais água e ir ao banheiro quando tem vontade. Porém, esse chá é tiro e queda para aliviar os sintomas, caso precise esperar para ir ao médico.
Ingredientes
Salsa fresca: 2 colheres (sopa);
Água: 1 xícara.
Modo de preparo
- Coloque a salsa na água e leve ao fogo;
- Assim que ferver, deixe 3 minutos e desligue;
- Abafe e deixe amornar;
- Coe e beba. Se quiser, pode adicionar um pedaço de gengibre ou outros chás para dar mais sabor.
3. Gripe e resfriado
Além de acalmar e ajudar a expectorar a secreção, o chá de eucalipto ajuda a tratar a asma. Durante as crises alérgicas, ele ajuda a reduzir a quantidade de histaminas no corpo, fazendo com que a alergia fique mais branda. Aprenda a preparar.
Ingredientes
Folhas frescas de eucalipto: 1 colher (sopa);
Água: 2 xícaras.
Modo de preparo
- Escolha folhas frescas e da espécie correta de eucalipto;
- Lave e pique grosseiramente;
- Coloque 2 xícaras de água para ferver e adicione as folhas;
- Assim que ferver, desligue o fogo e abafe;
- Quando estiver morno, coe e beba.
4. Dores articulares ou musculares
Se você está sentindo dores nas articulações, já está fazendo o tratamento, mas não quer se entupir de analgésico, tente o cataplasma de gengibre. Além de anti-inflamatório, ele ajuda a anestesiar, reduzindo a dor. Serve também para dores musculares, para aqueles dias de trabalho mais puxado.
Ingredientes
Gengibre fresco ralado: 2 colheres (sopa);
Óleo de coco: 2 colheres (sopa);
Atadura ou tecido de algodão: quanto baste.
Modo de preparo
- Rale o gengibre, sem a casca e adicione o óleo de coco;
- Aplique na região dolorida, massageie e envolva com a atadura ou tecido de algodão;
- Deixe por uma hora e lave bem em seguida.
5. Caspa
Se você está sofrendo com caspa, que tal usar um antifúngico natural que, de quebra, deixa seu cabelo lindo? Experimente então a babosa, que cicatriza, reduz a coceira e elimina o fungo causador da caspa.
Ingredientes
Babosa: ½ folha;
Óleo de coco: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Lave a folha e retire o gel de dentro, com uma colher;
- Bata no liquidificador com o óleo de coco até formar um líquido viscoso;
- Aplique nos cabelos, massageando bem o couro cabeludo;
- Deixe agir por 1 hora e lave em seguida;
- Faça isso duas vezes por semana, até curar.