Antes de ligar para um técnico, você pode dar uma olhadinha mais detalhada no seu fogão que está com problema para ver se consegue resolver por conta própria. Se o queimador automático não está acendendo, por exemplo, pode ser simples de resolver. Veja o que fazer com esse e outros tipos de problemas comuns no fogão.
1. Queimador e boca mal encaixados ou úmidos
Apenas um dos queimadores do seu fogão não está acendendo? Então dê uma conferida se todas as peças dele estão bem encaixadas no lugar e se não tem umidade que pode estar impedindo o acendimento. Retire as peças e sacuda ou enxugue bem e volte a fazer o teste.
2. Obstrução com restos de alimento ou gordura
Veja também se a saída de gás daquela boca em específico pode estar obstruída com algum resto de comida. Sempre depois de usar, limpe bem todas as partes do seu fogão com desengordurante para evitar esse problema.
3. Problema no acendimento automático
Se depois de verificar todos esses testes e comprovar que as bocas acendem manualmente, pode ser que o problema esteja no acendimento automático.
Pode ser um defeito na vela de acendimento ou ela pode estar muito velha, caso seu fogão já tenha anos de uso.
Nesse caso, aí vai precisar chamar um profissional para fazer a troca dessa peça e voltar a usar seu fogão normalmente, com mais tempo de vida útil.
4. Verifique o gás
Já tentou verificar se o seu gás pode estar acabando ou se alguém fechou o registro? Às vezes você fica um tempão tentando acender a boca do fogão, achando que está com defeito, mas é só o gás mesmo, muito fácil de resolver.
5. Fogão fora da tomada
Essa é uma pegadinha que pode fazer você perder tempo e achar que o fogão estragou. Mas já pensou em verificar se ele está ligado na tomada? Pode ser que alguém da casa tenha desligado sem avisar você.