Se você gosta de tomar refrigerante diet para sentir que está consumindo menos açúcar, saiba que essa impressão não vale a pena. Esses refrigerantes podem provocar diferentes efeitos colaterais no organismo, pois continuam sendo opções nada saudáveis de bebidas. Veja algumas consequências do consumo prolongado do refrigerante diet.
1. Dor de cabeça e enxaqueca
190 pacientes da Unidade de Dor de Cabeça do Centro Médico Montefiore, Nova York, foram submetidos a um estudo que relevou a culpa do componente aspartame como um dos principais desencadeadores de dores de cabeça e enxaqueca em muitas pessoas. O estudo revelou que, entre três causas de dores de cabeça, que são álcool, bebidas com aspartame e carboidratos, o aspartame ficou em segundo lugar.
2. Depressão
Um estudo foi realizado com 263 mil pessoas com idade entre 50 e 71 anos, na intenção de analisar a relação entre a depressão e o consumo de refrigerante diet, chá e café. Depois de 10 anos, 11.311 participantes da pesquisa tinham sido diagnosticados com depressão.
O estudo observou que havia 30% mais propensão de desenvolverem depressão as pessoas que consumiam refrigerante, enquanto havia 10% menos probabilidade da doença nas pessoas que bebiam até 4 xícaras de café por dia.
3. Doenças cardiovasculares
Um estudo feito com 2.564 participantes no Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, analisou a relação entre o consumo regular de refrigerantes dietéticos com doenças cardiovasculares.
O estudo considerou as condições vasculares, os níveis de colesterol e índice de massa corporal de cada participante, e concluiu que havia 43% mais chance de desenvolver doenças cardiovasculares naqueles que consumiam refrigerante diet regularmente.
4. Pressão alta
Por conta de todos os aditivos que existem no refrigerante diet, inclusive a quantidade elevada de sódio, um estudo constatou que as pessoas que consome esse tipo de refrigerante com frequência estão mais propensas a desenvolver a pressão alta.
5. Parto prematuro
Até mesmo nos partos prematuros pode haver uma relação negativa com o consumo excessivo dos refrigerantes diet. Na Dinamarca foi realizado um estudo com 60 mil gestantes e os pesquisadores constataram um risco maior de parto prematuro naquelas que consumiam refrigerante diet todos os dias.
Aliás, quando maior o consumo, maior o risco. Assim como em outros estudos relacionados ao consumo desse tipo de bebida, é difícil chegar a uma única ou principal causa para o problema em foco.
Mas devido a todos os estudos já existentes sobre os malefícios do aspartame, os pesquisadores ficam propensos a acreditar que esse ingrediente esteja entre os principais vilões da saúde em qualquer alimento ou bebida que estejam inseridos.