As calças jeans apertadas, conhecidas como skinny, estão na moda. Apesar de elas darem um look interessante, especialistas apontam que elas podem ser perigosas. Recentemente, inclusive, uma mulher na Austrália sofreu lesões nos nervos e músculos das pernas por ter ficado muito tempo agachada usando uma dessas peças de roupa.
Os médicos explicam que o uso constante e contínuo de calças apertadas afeta a circulação. O sangue pode ir até o pé, mas não consegue voltar. Assim, os pés incham, e esse inchaço vai subindo até a virilha. Calças apertadas funcionam como torniquetes, um anel de compressão que impossibilita a boa circulação sanguínea.
Problemas associados ao uso de calças apertadas
Além de problemas circulatórios, o uso de calças como o modelo skinny pode trazer outras complicações. Varizes e celulites são comuns, consequência ainda da má circulação sanguínea. Ainda de acordo com especialistas, quanto mais magra a pessoa, mais ela sofre. Isso porque a gordura forma uma proteção contra a compressão causada pelo aperto da calça.
Homens ainda podem desenvolver orquialgia, que é uma dor crônica nos testículos. Não há pesquisas que liguem diretamente o uso de calças apertadas à infertilidade masculina. O que os médicos sabem é que a exposição dos testículos a altas temperaturas pode tornar os homens inférteis. Assim, ter os órgãos genitais muito tempo em vestes apertadas pode ter uma relação.
As mulheres, por sua vez, podem ter corrimento vaginal e candidíase. A umidade e a temperatura aumentam conforme o uso prolongado de calças apertadas. O desenvolvimento de bactérias e fungos vaginais só ocorre com usos de 12 a 14 horas por dia. Esporadicamente não há problema algum.
Dica: Evite complicações
Para homens e mulheres que não querem deixar de usar calças mais justas, podem optar pelas leggings. Se notar que suas pernas incharam após o primeiro uso de qualquer calça, não use mais. Algumas pessoas comprimem de propósito as pernas para obter resultados estéticos melhores. Pense primeiro em sua saúde e não na beleza.