A norte americana Sabby Shukla foi abordada por um policial no restaurante Piggly Wiggly por ele achar que amamentar em público é desrespeitoso para com as outras pessoas no local. A reação das pessoas foi imediata, mas ela acabou indo embora.
Chocada com o que tinha acontecido, outra cliente do restaurante, que havia fotografado o abuso de autoridade e desrespeito, postou em sua rede social a imagem do policial, seu nome e contou a história.
Esse infeliz relato vem da Georgia, nos Estados Unidos. Lá a lei não somente permite, com incentiva a amamentação de lactantes, seja em casa ou na rua. O ato de amamentar é visto como algo natural e necessário.
Mãe deve amamentar em público
Sabby Shukla afirma que estava no restaurante com seus dois filhos, um de um ano e o bebê de apenas um mês e quando foi amamentá-lo, foi abordada pelo policial que lhe pediu para parar a amamentação por estar constrangendo os clientes.
Ela afirmou que conhecia as leis e que o Estado da Geórgia permite a amamentação em público. Não satisfeito, o policial disse que se o mamilo dela aparecesse, ela seria detida.
Um absurdo, não é? Veja o desabafo dela:
Repercussão do caso
Chateada, Sabby foi embora, mas não esqueceu o assunto. Além de compartilhar nas redes sociais, ela ligou para o responsável pela polícia local e relatou o fato. Chocado, ele fez questão de retratar publicamente o ocorrido e postou a seguinte mensagem:
Tradução do facebook:
Ele enviou lembretes a todos os oficiais ratificando que toda mulher tem o direito de amamentar onde quiser, sem necessidade de se cobrir.
Amamentar em público no Brasil
E aqui no Brasil? Será que a amamentação também gera polêmica? Há pouco tempo, várias mães se uniram para um “mamaço” por causa de um incidente parecido e o assunto repercutiu em todo o país.
Afinal, amamentar aqui é um direito e extremamente incentivado! É recomendado não somente pela OMS, mas em campanhas do Ministério da Saúde, que o leite materno seja o único alimento do bebê até os 6 meses de idade.
Mesmo que mais da metade das mulheres brasileiras não tenha problemas com a amamentação em locais públicos, considerando algo natural, há muitos relatos de casos de preconceito e intimidação por parte de outras pessoas, quando o assunto é amamentar em público.
Mas com o tempo, alguns tabus começam a entrar em desuso. Para modificar a mentalidade de uma parcela da população que ainda tem rejeição à amamentação em público, foram criadas leis que não permitem que estabelecimentos comerciais proíbam as mães de amamentar, sob pena de multa.
Fonte: http://gravidez.online/prisao-amamentar-publico/