Ter uma caixa de ferramentas básicas em casa é essencial para quando surgirem pequenos reparos. Assim, você não precisa chamar um profissional só para trocar a resistência do chuveiro, prender uma porta solta, colocar um quadro na parede ou montar um móvel novo.
Com as ferramentas certas até os mais leigos conseguem ter mais autonomia quando o assunto é manutenção da casa. Você sabe quais são as ferramentas essenciais para montar o seu kit? Elas vão um pouco além do prego e martelo, e quando você as têm, percebe o quanto são úteis.
Ferramentas básicas
Listamos abaixo caso você queira comprar aos poucos, mas outra dica é comprar uma caixinha pronta, vendida nas lojas especializadas ou até mesmo no supermercado.
- Martelo: para fixar ou remover pregos o martelo é a ferramenta certa. Dificilmente você vai conseguir fazer essa tarefa com outro objeto e ter a mesma eficiência.
- Pregos, parafusos e buchas: compre um pacotinho de cada, em diferentes tamanhos, pois nunca se sabe para o que vai precisar. Não precisa ser em grande quantidade, mas sim para sobreaviso.
- Chave de fenda e chave Philips: estas duas chaves salvam muitos imprevistos. Elas parafusam e desparafusam tipos diferentes de parafusos que você pode usar para pendurar um quadro ou trocar o chuveiro.
- Alicate: para cortar materiais mais duros ou grossos, como arames, também para ajudar a segurar algum objeto com firmeza, um alicate é fundamental.
- Chave de grifo: essa chave é utilizada para trocar canos, desemperrar registros e torneiras, pois segura bem firme, até os canos mais lisos.
- Chave de boca: ela é utilizada para lidar com vários tipos de parafusos e porcas quadrados ou sextavados.
- Chave inglesa: você vai precisar dela para apertar e afrouxar parafusos. É regulável, pois isso se adapta a diferentes medidas.
- Serra: para cortar canos e outros materiais usados em reparos, nem sempre uma faca comum ou tesoura darão conta do recado. Para isso você vai usar uma serra.
Também podem ser úteis
O básico do básico está listado acima, mas dependendo do conserto que precisar fazer, vai sentir falta de ferramentas auxiliares, como:
- Durepoxi: essa fita será sua grande aliada para vedar, fixar, moldar, soldar e reconstruir muita coisa na sua casa, seja de vidro, madeira, metal, mármore, cerâmica, plástico ou cimento, com segurança e praticidade.
- Veda rosca: quando trocar uma torneira, a veda rosca é necessária e pode ser usada para torneiras com água quente ou fria, de metal ou de plástico. É bom ter.
- Fita isolante: essa é a fita que você vai usar para isolar fios quando fizer reparos envolvendo eletricidade.
COMO INSTALAR TORNEIRA NO BANHEIRO
Se você já quiser começar a aprender como fazer reparos ou instalações, acompanhe no vídeo abaixo como instalar uma torneira no banheiro: