consulta ginecológica adolescentes

Primeira consulta ginecológica: quando deve levar sua filha?

O ginecologista é o médico que acompanha a mulher ao longo da vida, mas quando deve começar a visitar esse profissional?

Publicidade

Todas as mulheres devem visitar um ginecologista ao menos uma vez por ano para fazer exames preventivos e garantir que está tudo certo com sua saúde ginecológica.

Normalmente a mulher vai ao mesmo ginecologista desde nova, pois é importante criar um laço de confiança e sentir-se à vontade para falar da sua intimidade.

Agora, a questão é a seguinte: qual é o momento certo de uma menina fazer a sua primeira consulta ginecológica? Veja a seguir:

Quando fazer a primeira consulta ao ginecologista?

De acordo com os especialistas é importante que a menina seja levada pela mãe ao ginecologista quando menstruar pela primeira vez.

Publicidade

Mas se por acaso apresentar algum problema ginecológico, como corrimento, alguma dor ou desconforto na região pélvica ou genital antes disso, a consulta pode ser antecipada.

Se a primeira menstruação demorar mais do que o comum para acontecer, também é interessante consultar o ginecologista para identificar que existe algum distúrbio.

Outra recomendação é que essa consulta aconteça antes da primeira relação sexual para que o médico possa fazer as devidas orientações à menina.

É claro que quando ela tem uma relação aberta com os pais e estes têm todo o conhecimento necessário para orientá-la, ajuda muito. Mas mesmo assim, estar diante de um médico vai fazer com que ela sinta mais seriedade sobre o assunto e pode deixá-la mais à vontade para tirar suas dúvidas.

Publicidade

A mãe deve entrar no consultório junto com a filha?

Sim. Especialmente na primeira consulta o ginecologista irá fazer um histórico da paciente que vai englobar informações da sua infância que a mãe vai precisar informar.

Quando chegar o momento de tirar as dúvidas e falar sobre a parte sexual, é recomendado perguntar para a menina se ela prefere que a mãe espere do lado de fora. Melhor ainda se a mãe tomar a iniciativa e dizer que vai sair para deixá-la à vontade.

É claro que isso também vai depender da relação que existe entre mãe e filha, mas se você não tem o hábito de conversar abertamente sobre sexualidade, pode ser que ela sinta vergonha de falar certas coisas na sua frente.

Publicidade

Neste caso, também não fique questionando após a consulta o que o médico perguntou e o que ela respondeu. Deixe que ela fale, se quiser.

O ginecologista da filha deve ser o mesmo da mãe?

Depende. Se a menina já tiver idade para opinar, ou seja, a partir dos 12 anos, a mãe pode perguntar se ela gostaria de ir no mesmo médico ou escolher outro.

Pode acontecer que ela se sinta vigiada, achando que o médico irá contar tudo para a mãe depois da consulta, mesmo que isso não tenha chance de acontecer.

Publicidade

O melhor é respeitar, garantindo que ela não se sinta intimidada e acabe deixando de dar alguma informação importante na hora da consulta.

O ginecologista vai fazer exames físicos nela?

Não necessariamente. Essa é uma questão que deixa muitas meninas apreensivas na hora da primeira consulta ao ginecologista.

Como o profissional já sabe que esse momento é novo e pode assustar, ele terá a sensibilidade de apenas conversar, tirar dúvidas e orientar.

Publicidade

Só será feito algum exame em seu corpo caso chegue ao consultório com alguma questão específica para resolver, que exija o exame ou uma avaliação física.

Dica: Como se preparar para a consulta ao ginecologista?

Se preparar para uma consulta médica é sempre muito importante, seja de que especialidade for. Mesmo que não vá existir um exame físico, toda adolescente quer se sentir mais segura e preparada para algo novo.

Então, veja as recomendações da Dra. Laura Lucia sobre a preparação para a consulta ginecológica, que serve para mulheres de todas as idades:

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM