Bastantes mulheres sofrem com problemas vaginais , especialmente com as comuns infecções. Na verdade, julga-se que três quartos das mulheres podem ter um desses episódios ao longo de sua vida.
Sintomas como a irritação e a coceira são os mais comuns nos casos de infecções vaginais. No entanto, se seguir algumas das nossas dicas, consegue prevenir-se destas irritações tão incomodativas. Situações como estar grávida, com menstruação e a tomar contraceptivos orais são propícias a infecções por leveduras. Verifique, de seguida, quais os sintomas mais comuns:
- vontade de coçar a zona vaginal;
- corrimento (com possível cheiro desagradável);
- relações sexuais dolorosas;
- dor na região pélvica;
- ato de urinar com ardência e dor;
- vulva com vermelhidão e inchaço;
- excreção de cor branca, densa e inodora e com aspecto de queijo cottage;
- vermelhidão na área íntima;
Como tratar infecções vaginais?
O tratamento a aplicar nestes casos depende da origem e da gravidade da infecção. Contudo, trata-se, frequentemente, com recurso a medicamentos. Convém deixar de lado, durante o tratamento, crustáceos, alimentos processados e com gorduras.
Como evitar infecções vaginais?
-
Evite roupas justas
Roupas dessas só irão provocar mais fricção, calor e umidade. Isto inclui não utilizar maiô molhado por muito tempo.
-
Mantenha uma higiene íntima adequada
Infecções serão prevenidas com uma limpeza correta da zona íntima. Para além de ter melhor odor, a vagina manter-se-á afastada de fungos. Note que depois do banho, deve limpar a vulva.
-
Controle o corrimento
É natural que o fluxo do corrimento não seja igual em todas as mulheres. Caso seja abundante, convém usar um pequeno absorvente diário ou então mudar mais vezes a roupa interior.
-
Evite umidade vaginal
Prefira usar cuecas de algodão, pois permitem à sua pele respirar e a umidade se soltar mais facilmente. Umidade e temperatura alta só vão criar um ambiente que cative fungos, como a Candida Albicans. Trate, igualmente, de trocar roupas com suor ou molhadas.
-
Tome suplementos alimentares
Caso tenha infecções destas de forma periódica, voê deve tratar de pensar em recorrer a um probiótico de toma diária. que contenha bactérias Lactobacillus. Está comprovado que irão fomentar a produção de ácido láctico, dando mais controle ao equilíbrio do PH, de modo a afastar Candida.
-
Se livre de cosméticos químicos
Alguns cosméticos de higiene íntima levam químicos, por isso será melhor evitá-los. São produtos que modificam as condições da vagina, alterando o seu equilíbrio natural.
-
Mantenha a saúde da sua imunidade
Fraquezas na imunidade acarretam possíveis infecções. Tenha hábitos saudáveis. Faça exercício físico, coma bem, sobretudo alimentos com vitamina C, durma o tempo recomendado e evite estresse.
-
Limpeza após urinar
Depois de urinar, trate da limpeza da sua vagina de frente para trás, para impedir que fungos anais a invadam.
-
Alimente-se bem
Evite comer alimentos que façam elevar a quantidade de açúcar no sangue, visto que as leveduras se mantêm à base de açúcar. Desta forma, aconselhamos que coma iogurtes ou alimentos probióticos.
-
Diminua o recurso a antibióticos
Estes remédios livram-se das bactérias más, mas também das boas. Por isso, não tome antibióticos de forma descontrolada e abusiva.
Agora que já sabe o que fazer para manter a saúde vaginal garantida, pode tratar de colocar estas dicas em prática, ficando com uma prevenção mais acionada em relação a este tipo de infecções.