Própolis: aliado contra dengue, chikungunya e zika?

Biólogo diz que ingrediente é repelente natural contra o mosquito Aedes aegypti

Publicidade

O Aedes aegypti pode ser considerado no Brasil, atualmente, um dos maiores vilões da saúde. Esse mosquito, originário do continente africano, se sentiu em casa por aqui e vem fazendo estragos. É capaz de transmitir dengue, chikungunya e zika. Em menor escala, transmite a febre amarela urbana (sem casos no país desde 1942).

Biólogo diz ter uma boa receita natural

Um biólogo de Florianópolis diz ter encontrado uma boa nova para evitar as picadas dos mosquitos. Segundo Gilvan Barbosa Gama, o própolis tem poder de repelente natural e basta que as pessoas tomem uma quantidade diária da substância produzida pelas abelhas para espantar o Aedes. De acordo com ele, a flavona (presente na substância), a vitamina B e o próprio cheiro forte do própolis são exalados com o suor.

Ele recomenda, para adultos, o uso de 30 a 40 gotas diluídas em ½ copo de água, que deve ser tomado de 6 em 6 horas. Em relação a crianças de 3 a 10 anos, o biólogo diz que se deve calcular o número de gotas conforme o peso da criança e dividi-lo por dois. Se a criança pesa 32 quilos, deve ingerir 16 gotas diluídas.

Como descrito aqui, as informações são do biólogo. Por isso, como sempre recomendamos: nada substitui uma consulta ao seu médico.

Publicidade

Assista ao vídeo abaixo com mais algumas dicas para repelir insetos:

Compartilhe!

PODE GOSTAR TAMBÉM