Muita coisa se tem indicado para evitar a contaminação por esse vilão em escala mundial. Mas quais são as verdades e os mitos sobre como prevenir coronavírus? Veja cada uma das formas mais comentadas e compartilhadas, bem como se funcionam mesmo.
Como prevenir coronavírus
A internet é uma dádiva, levando informação acessível a todos. Porém, nem sempre essas são de fato confiáveis. Veja então o que é mito e o que é verdade nesse oceano de dicas para evitar o contágio pela doença.
Máscara de proteção
Será que a máscara de proteção realmente funciona para evitar o contágio? Sim, é verdade. A máscara é fundamental para evitar a transmissão do coronavírus entre pessoas próximas. Dessa forma, é importante ter algumas dessas em casa e usar sempre que for sair.
Se tiver alguém gripado em casa – ou se você for a pessoa gripada – também é uma boa ideia usar. A mais indicada é a do modelo N-95.
Álcool gel
Sabe aquele álcool gel de bolsa ou o hospitalar? Ele pode sim ajudar a te livrar de diversos germes nas mãos, incluindo o coronavírus. Ele não resiste ao uso adequado do produto, devendo ser de boa qualidade e utilizado corretamente. Para isso, aplique na palma da mão e esfregue por toda a mão, dedos (e entre eles), punho e antebraços.
Água e sabão
Nem sempre acessível, caso esteja na rua, mas certamente funcional. Lavar as mãos com água e sabão ajudam a eliminar mecanicamente o vírus, deixando seu corpo livre da doença. Por isso você deve sempre lavar as mãos assim que chegar em casa, antes de comer e sempre que possível.
Vitaminas
Se encher de vitamina C ou até mesmo a vitamina D – como estão veiculando – não vai te ajudar a evitar a contaminação. Claro que é bom manter a imunidade em dia, mas se tiver contato com esse vírus, não serão essas vitaminas que impedirão sua passagem. E há ainda o risco de hipervitaminose, sendo fundamental não fazer suplementação sem orientação médica.
Óleos essenciais
Têm-se falado sobre o uso do óleo de orégano, tea tree e outros no combate do vírus. Isso é mito, não vai funcionar. É apenas uma ligação do conhecimento popular (sim, eles são ótimos para outras doenças) com uma situação atual e ainda desconhecida. Então, nada de automedicação. Se acha que há alguma coisa errada, vá ao médico imediatamente.
Bebidas naturais
Também se tem propagado que beber chá de erva-doce ou até mesmo água com sal pode ajudar a combater o vírus. Mito! Na realidade, há grandes chances de se desenvolver um problema de inchaço no dia seguinte ou até mesmo agravar quadros como hipertensão. Mas certamente o chá de erva-doce vai te ajudar a ficar livre dos gases… quem sabe não ajuda em algo, não é?
O tal do chá imunológico também não combate o coronavírus, mas, se seu médico autorizar, pode tomar. Ele é composto de alho, gengibre, tomilho, erva-cidreira, limão e água. Se bem não fizer, mal também não há de fazer. A não ser, é claro, que você não possa tomar algum desses ingredientes. Por isso, o ideal é sempre procurar orientação médica.