Problemas de postura, de circulação do sangue e os maus hábitos diários podem ser grandes responsáveis pelo desenvolvimento da corcunda. Entre os maus hábitos entram uma alimentação desregrada e, especialmente, o sedentarismo.
Por isso, veja aqui exercícios que pode fazer todos os dias para evitar a corcunda. Muito mais do que razões estéticas, esse problema certamente afetará sua saúde e qualidade de vida. É preciso cuidar desde cedo, mas sempre há tempo para prevenir.
Antes das dicas de exercícios, é muito importante lembrar que não é em todos os casos que exercícios podem resolver o problema com a corcunda. Ela pode surgir por razão de outras doenças, por isso, antes de iniciar qualquer atividade física, visite seu médico.
Corrida
Esse exercício beneficia o corpo por completo. Ajuda a manter a postura perfeita, enquanto queima calorias e fortalece os músculos. Além de tudo, finaliza com uma ótima sensação de bem-estar.
Flexões
Este exercício também obriga que a coluna esteja retinha para que seja feito da maneira correta. É uma ótima forma de fortalecer essa região cervical e evitar a corcunda que aparece pela má postura.
Saiba como fazer em casa:
Prancha
A prancha é um exercício muito recomendado porque trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo. É parecida com a flexão, mas não é preciso fazer o movimento com os braços, basta permanecer na mesma posição por alguns segundos, conforme sua condição física permitir.
Aprenda como fazer:
Deadlift
A postura também é fundamental para levantar peso, especialmente os maiores. Dessa forma, o deadlift é um exercício precioso para prevenir a corcunda, mas é importante que seja acompanhado por um profissional.
De modo geral, todos os exercícios e atividades do dia a dia devem ser executados com a postura correta para que você não sofra as consequências na terceira idade.
Se você tem crianças e adolescentes em casa, é nesta idade em que os maus hábitos de postura começam a surgir. Então, aproveite e incentive-os a s exercitarem e repita a velha frase que ouvia da sua mãe: “senta direito, menino!”