Acidentes domésticos acontecem com muita frequência, e quase sempre podem ser prevenidos com cuidados simples. Inclusive, eles não acontecem somente com crianças e idosos. Qualquer pessoa está sujeita a vivenciar uma situação de risco à vida dentro de casa, quando menos se espera, por conta de descuidos com coisas básicas.
Principalmente agora durante a quarentena, em que muitas pessoas estão passando mais tempo dentro de casa e precisando dar atenção a muitas coisas ao mesmo tempo, é preciso estar de olho em tudo para evitar os acidentes domésticos. Veja essas dicas.
1. Cuidado com o álcool
Seja em gel ou líquido, o álcool é uma substância inflamável e perigosa, oferecendo risco de incêndio e de queimaduras. Portanto, evite o excesso e mantenha o produto fora do alcance das crianças.
Um dos cuidados que pouca gente é no ato de limpar as mãos com álcool e, logo em seguida, usar o fogão ou acender um cigarro. O álcool pode aumentar a chama que foi acesa, causando queimaduras no corpo.
2. Cuidado com velas
É muito bonito acender velas pela casa, deixando os ambientes mais aconchegantes e quentinhos. Mas, elas são muito perigosas. Jamais vá dormir com velas acesas e nunca deixe uma vela acesa em outro ambiente que ninguém esteja usando. Se uma vela acesa cair sobre um tapete, cortina, coberta ou sofá, o incêndio começa muito rápido.
3. Evitar sobrecarga de tomadas
É bem comum utilizar um benjamim para conseguir ligar vários aparelhos a partir da mesma tomada, mas esse hábito pode ser muito arriscado. A sobrecarga que se faz em uma só tomada pode gerar um curto-circuito que pode levar a um incêndio. Se for usar um benjamim, tenha o cuidado de ligar poucos aparelhos nele, e todos de baixa voltagem.
4. Guardar os produtos de limpeza em local adequado
As crianças e animais de estimação não conhecem o perigo que os produtos de limpeza oferecem à saúde. Então, trate de guardar todos eles longe do alcance, de preferência em armários altos e com as portas trancadas. Com os pequenos ociosos em casa, nunca se sabe o que podem aprontar quando se vira as costas.
5. Verificar as bocas do fogão
De vez em quando, algumas vezes ao dia, é bom se certificar se as bocas do fogão não estão com qualquer vazamento de gás. Embora não seja comum as crianças mexerem, pode acontecer. Se for preciso, trave o botijão de gás e só ligue na hora de cozinhar.
Veja também: rachadura na parede — como saber se é perigosa e como consertar