Nos dias de hoje, as ameaças para o nosso bem-estar mental e físico estão localizadas no seio de uma competitividade profissional e social ferozes, de uma ausência de garantias para o nosso futuro e o futuro dos nossos filhos e netos, de uma sobrevivência em um cenário econômico mundial difícil e em outras ameaças menos definíveis ou palpáveis. Nos tempos antigos, nossos ascendentes sabiam exatamente que perigos deveriam evitar. Nos dias de hoje, nós somos o perigo e não podemos fugir de nós próprios.
Nos tempos modernos, os sintomas do estresse se tornaram comuns e afetam um grande número de pessoas em todo o mundo. Devido ao aumento dos níveis de cortisol, o estresse poderá desenvolver sintomas tanto físicos como mentais. Psicologicamente, você poderá sofrer de ansiedade, angústia, nervosismo, irritação, medo, problemas de concentração e de memória, falta de organização e de tomada de decisões, etc. Ao nível do seu organismo, o estresse poderá afetar o seu sistema cardiovascular e digestivo, provocar alergias, tensão muscular, dificuldade em dormir, problemas respiratórios, dor de cabeça, problemas na pele e até queda do seu cabelo, entre outros.
Existem diversas formas de combater o estresse e seus sintomas. Nesse artigo vamos-lhe falar de uma forma de tratamento tão diferente e inovadora, como simples e eficaz. Trata-se do ioga com as mãos. Essa terapia vem de tempos ancestrais e vai ajudar você a relaxar seu corpo e sua mente onde quer que você se encontre, seja em casa, seja no trabalho, no parque, na praia…
Os exercícios que você pode praticar são variados. Vamos ver alguns:
- Shunya mudra (Clareza)
Coloque o dedo do meio junto à palma da mão e pouse o polegar junto à segunda junta do dedo médio. Os restantes dedos devem ficar bem direitos. O shunya mudra ajuda no combate contra os sintomas psicológicos do estresse e pode resolver dores nos seus ouvidos.
- Prana mudra (força e energia)
Junte as pontas do dedo mindinho e do dedo anelar no polegar. Deixe os dedos restantes retos. Com esse exercício você vai despertar a energia cerebral, que já nem se lembra que existe. Se você se sente cansada física e psicologicamente, não hesite em praticar o prana mudra.
- Agni mudra (funcionamento do metabolismo)
Aqui você deve colocar o seu dedo anelar na base do seu polegar até não conseguir aproximar mais. Os restantes dedos devem ficar virados para fora e bem direitos. Sendo uma posição mais exigente, ela está relacionada com a aceleração do funcionamento geral do seu organismo e, consequentemente, com a perda de peso e com o bom funcionamento do seu sistema digestivo.
- Jal mudra (circulação)
Juntar o dedo polegar ao dedo mindinho. Esse exercício está estreitamente relacionado com a sua pele e os seus fluidos corporais. Ele ajuda na hidratação do seu corpo, mantendo a sua pele atraente e saudável.
- Gyan mudra (potência da mente)
Coloque o dedo polegar no dedo indicador, fazendo um pouco de força. Deixe os 3 dedos restantes elevados, como quem faz um sinal de OK. Se diz que ao praticar esse exercício, você vai estar deixando sua mente fluir, abandonando os problemas que a atormentam. Irá fazer você relaxar e cuidar de dores que possa ter no seu pulso.
- Vayu mudra (sistema digestivo)
Pense no exercício anterior. Esse é bem semelhante a ele, no entanto, o seu indicador fica virado para baixo, apontando para a sua palma e encostado ao seu polegar. Essa posição é muito utilizada nos problemas intestinais e para uma melhoria dos processos digestivos.
- Prithvi mudra (capacidade de estabilizar)
Nesse exercício, o seu polegar e o seu anelar devem se tocar. Os dedos restantes devem ficar bem retos. Pratique o prithvi mudra para balancear o seu organismo, quando o estresse lhe provocar cansaço excessivo.