3. Jogos de tabuleiro
Os jogos sempre têm seu espaço, seja pela diversão que oferece, capacidade de integração com outras pessoas e, principalmente, pelo estímulo a diferentes regiões do cérebro. Isso leva a uma melhora significativa na qualidade de vida.
Existem as versões clássicas como o xadrez, damas, gamão e muitos outros que já são conhecidos, você pode aproveitar algum gosto em particular e comprar jogos voltados a ele.
4. Poltrona reclinável
Nada como ter um pouco de conforto nos momentos de descanso. Então que tal uma cadeira super acolchoada, com reclinação e fácil de manusear como um dos presentes para idosos? As famosas “poltronas do papai” são também da mamãe, do vovô e da vovó, dando aquela qualidade especial ao momento de descanso.
Para escolher, priorize a qualidade e facilidade de manuseio, sendo as alavancas mais leves ou até mesmo automatizadas. Isso faz com que o uso seja mais simples e, até em casos em que a força nas mãos não está mais tão presente, o idoso consiga mudar as posições.
5. Kit de alimentação
Esse é voltado para a qualidade de vida daqueles que estão começando a perder o controle dos movimentos, que infelizmente é mais comum do que se imagina. A autossuficiência fica limitada, reduzindo assim a qualidade de vida do idoso.
Porém existem casos em que algumas ferramentas simples podem ajudar, não somente na alimentação, mas também na autoestima do idoso. É o caso dos copos com alças e fundo antiderrapante, que fixam o copo na mesa e de colheres que facilitam a alimentação de que sofre com Parkinson e Alzheimer.