É claro que existe muita influência da culinária portuguesa em diversos pratos brasileiros, assim como existem influências de outros países europeus e africanos.
Existem pratos do dia a dia que a gente come e nem pensa de onde vieram ou como foram criados. Alguns até já se tornaram brasileiros por causa das mudanças que tiveram ao longo do tempo.
Mas, é interessante saber um pouco sobre a história da comida que colocamos na mesa, principalmente se você é uma pessoa que gosta de cozinhar e de conversar sobre o assunto.
Veja também: 11 Dicas de culinária pra facilitar a vida na cozinha
Arroz com feijão tem influência da culinária portuguesa
A combinação com o feijão vem de antes dos portugueses chegarem ao Brasil. “Em Portugal, já se comia arroz com feijão no século 14”, explica o escritor e pesquisador gastronômico Virgílio Nogueira Gomes.
Ainda hoje, em Portugal, é comum encontrar arroz de feijão, um tipo de arroz mais meloso feito com alguns grãos da leguminosa.
“O baião de dois é uma resposta a isto, ainda que tenha evoluído e se constituído como receita típica e tradicional no Brasil. Tanto que hoje já existe o baião de dez, à medida que outros ingredientes foram incorporados à receita”, diz o pesquisador.
Técnica da fritura
Foram os portugueses também que introduziram a técnica da fritura — o método de mergulhar um alimento em gordura fumegante — em muitos países onde chegaram, da África ao Japão (sim, a tempura tem origem portuguesa). Também no Brasil, claro.
Os croquetes são muito tradicionais na culinária portuguesa, assim como os rissoles (chamados por eles de rissóis), o que indica que a nossa mania de comer salgadinhos fritos nas festas e aniversários veio dos hábitos lusitanos.
Veja também: 22 Receitas de salgadinhos de festa para fazer em casa
Nosso pão veio da culinária portuguesa
Francês, que nada. Nosso pão é mais português do que pensamos. Não apenas na receita (farinha, água, sal e fermento, como no “papo-seco”, tradicional em Portugal), mas principalmente na cultura que existe por trás dele, com a ideia das padarias que se alastraram pelo Brasil como um reflexo de um hábito português há muito já estabelecido.
Os doces
O Brasil se tornou um grande produtor de cana-de-açúcar a partir das primeiras mudas trazidas pelos portugueses direto da ilha da Madeira.
“Depois, a chegada da Família Real ao Brasil veio desenvolver um tipo de doçaria que ainda não havia no país, uma mais elitista e delicada, como a que se encontra hoje em Pelotas, por exemplo, que tem uma raiz muito portuguesa”, conta Virgílio Nogueira Gomes.
Veja também: 8 Comidas típicas de Portugal para experimentar quando viajar para lá
Fonte: UOL Nossa