Menu

Sabia que um prato de comida colorido é melhor para a saúde?

Variar na cor dos alimentos permite que seu corpo absorva mais tipos de nutrientes ao longo do dia

Crédito: Freepik

Publicidade

Quando falamos sobre alimentação infantil, logo pensamos no quanto é importante preparar pratos bem coloridos para que os pequenos tenham mais vontade de comer. Mas, não é só por isso que é bom fazer um prato de comida colorido nas refeições, e a dica vale para adultos também.

Não basta ser um prato de comida colorido

O que seria um prato de comida colorido? Não tem nada a ver com guloseimas cheias de corantes artificiais. O colorido deve ser natural, proveniente de uma variedade de alimentos saudáveis.

Legumes, verduras, frutas, leguminosas, grãos e outros alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável devem dividir o prato em porções equilibradas.

A função do prato de comida colorido e saudável é fazer com que você coma uma boa variedade de nutrientes em cada refeição, para que nenhum deles falte no seu organismo.

Publicidade

As cores de um prato de comida colorido

A variedade de cores que você vai colocar no seu prato depende da variedade de nutrientes que seu corpo necessita. Mas, para saber disso, precisa ir ao nutricionista, fazer exames e descobrir se existe algum desequilíbrio nutricional que você precisa compensar.

Se estiver tudo certo com sua saúde, pode variar as cores do seu prato com alimentos diferentes todos os dias, para comer de forma saudável e sem enjoar.

Alimentos verdes

Esses não podem faltar. Por serem ricos em vitaminas, os vegetais verde-escuros são excelentes fontes de antioxidantes que ajudam a combater o excesso de radicais livres no corpo. Brócolis, couve, acelga, agrião, rúcula, escarola, espinafre e mostarda estão entre as folhas verde-escuras que você pode comer à vontade.

Amarelos e alaranjados

Esse grupo entram laranja, tangerina, pêssego, toranja, mamão, pimentão, manga, abacaxi, fisális, limão, cenoura, abóbora, gema de ovo e tantos outros. Um dos antioxidantes mais conhecidos desses vegetais é o betacaroteno, famoso por proteger a pele, o cabelo e a visão e ajudar no metabolismo de gorduras.

Publicidade

Vermelhos e roxos

Os vegetais vermelhos são a maçã, a romã, uva, tomate, batata-vermelha (com casca), acerola, pitanga, mirtilo, berinjela, repolho, beterraba, ameixa, figo, jabuticaba, amora, cebola e por aí vai. Se misturá-los com os alaranjados no seu prato vai ficar lindo, apetitoso e um banquete para sua saúde.

Alimentos marrons e beges

Feijão, amêndoa, castanha, noz, avelã, aveia, macadâmia, chia, linhaça, café, todos esses alimentos e tantos outros nessas tonalidades de cores são importantes, de forma equilibrada, na sua alimentação. Eles não podem faltar no seu prato de comida colorido porque são ótimos para o funcionamento do intestino, para evitar colesterol alto, outras doenças cardiovasculares e diabetes.

Alimentos brancos

Por fim, o seu prato colorido também pode conter alimentos brancos, como feijão, alho, cebola, alho-poró, leite e derivados, soja, clara de ovo, banana, couve-flor, batatas, inhame, cará, cogumelos, farinhas integrais e outros. Esses alimentos são ricas fontes de cálcio e potássio para seus ossos, dentes, para regular os batimentos do coração, o funcionamento dos músculos e do sistema nervoso.

Publicidade

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao esperado. Para montar um cardápio adequado às suas necessidades, consulte um nutricionista.

Veja também: Receitas de verduras e legumes no forno: simples, saudável e gostoso

Sair da versão mobile