Agradecer por absolutamente tudo o que acontece na sua vida é uma atitude muito mais poderosa do que pode imaginar. Quando falamos em agradecer, não é somente dizer obrigado quando alguém é gentil ou faz um favor; não é para ser uma tarefa mecânica.
A gratidão deve estar presente em cada segundo do seu dia, desde que acorda até quando vai dormir. Pode parecer exagero, mas depois que você acostuma, fica tão natural quanto respirar.
Mas agora você deve estar querendo saber como a gratidão é capaz de transformar sua vida de verdade, não é?! Bem, o segredo está no seu cérebro e na energia do universo.
A força do pensamento
O cérebro humano é um complexo de neurotransmissores que transmitem energia através de ondas magnéticas para funcionar. Da mesma forma é o universo em que vivemos; tudo à nossa volta é repleto de ondas invisíveis conectando o passado, o presente e o futuro.
Estudos científicos já mostraram por meio de ressonâncias magnéticas que o cérebro está em constante transformação da sua estrutura física, causada pelas nossas atividades; o que fazemos, sentimos e o que aprendemos diariamente.
Dessa forma, tudo aquilo que pensamos, seja bom ou ruim, tem o potencial de se tornar real diante dos nossos olhos, por meio dessas ondas elétricas. Essa é a teoria da Lei da Atração, que muitos já comprovaram funcionar.
Mas para que as coisas que você deseja tornem-se reais é preciso pensar como se já tivessem acontecido e agir para que cheguem até você. E a maneira mais eficaz de fazer isso é por meio do hábito da gratidão e da atitude positiva.
Quando você tem o hábito de reclamar das coisas, colocar defeito em tudo e em todos, dizer que tudo para você dá errado, essa será a sua realidade. Mas quando você agradece ao universo, de coração, pela sua vida, pela sua saúde, família, amigos, trabalho e pela sorte que você tem na vida, essa será a sua realidade.
Não significa que você nunca mais terá problemas, simplesmente porque os problemas são desafios que precisamos enfrentar para nos tornar mais fortes e evoluir; ter uma nova perspectiva sobre o mundo e enxergarmos novas possibilidades.
Uma coisa é certa e você vai concordar: as lições mais importantes da sua vida vieram através de um desafio que precisou enfrentar e vencer. Se você ainda não venceu algo que te incomoda, é porque ainda não enfrentou de verdade, disposto a dar o seu melhor para vencer.
Mas não se preocupe, nunca é tarde para começar: enquanto o seu coração estiver batendo e o seu cérebro estiver conectado a ele, a gratidão estará pronta para ser praticada e multiplicar os momentos de felicidade na sua vida.
Aliás, esta é outra consequência que o hábito da gratidão vai lhe trazer: positividade e felicidade. Sabe por quê?
Porque a felicidade não está nas coisas que você quer ter ou nos momentos que quer viver. Funciona exatamente o contrário. A partir do momento em que você decide enxergar o mundo com gratidão, bondade, compaixão e empatia, cai a ficha de que a felicidade é isso: um estado de espírito. E assim como o conhecimento, a felicidade se torna algo que ninguém é capaz de tirar de você.
Agora é só começar a reprogramar o seu cérebro: sempre que vier o impulso de reclamar, pare e substitua esse pensamento negativo por um positivo: agradeça, pois você sempre estará diante de uma oportunidade para aprender a ser uma versão aprimorada de si mesmo.