Menu

Prateleira suspensa: como fazer + 9 modelos para se inspirar

Aprenda a fazer e se encante com essas ideias que são além de lindas, práticas

Crédito: Freepik

Publicidade

Prateleiras suspensas ajudam a deixar o ambiente mais leve, além de ajudar a ganhar espaço na sua casa. Elas são uma forte tendência, já que unem leveza, criatividade e praticidade. Veja como fazer a sua, como escolher a melhor e muitos modelos para se inspirar!

Como fazer você mesma

Para fazer sua prateleira suspensa é bem simples. Você pode comprar kits prontos e instalar ou preparar em casa, com as peças que seu estilo mandar. Para isso, você vai precisar de mão francesa, seja de metal, madeira ou outro material resistente ou do pino de sustentação. Ambos são encontrados em casas de materiais de construção.

Claro que também vai precisar da madeira, vidro ou outro material escolhido para a prateleira. Isso vai depender do estilo que você pretende escolher e da utilidade da prateleira. É fundamental sempre pensar na resistência do material, bem como no design desejado. Veja duas formas super fáceis de fazer sua própria versão!

Sem mão francesa

Nesse vídeo, você aprende a fazer uma prateleira suspensa sem mão francesa, prendendo com um parafuso na parede. Veja como é simples e como fica linda!

Publicidade

Com cordas

Muito linda, levinha e moderna, essa versão é presa com cordas em um único gancho ou parafuso na parede. Sim, também não precisa de mão francesa. Dá uma olhada:

Como escolher a ideal para sua casa

Primeiro de tudo, você tem que pensar no estilo da sua casa e procurar adequar a ele. Além disso, é importante ver qual será sua utilidade, para saber se vai receber peso ou apenas decorar. Outro ponto fundamental é ver o material utilizado, pois se, por exemplo, for para área externa, deve ter acabamento resistente a intempéries.

Se for ser instalada sobre uma cama, sofá ou outro local semelhante, é fundamental que seja resistente. Além disso, deve ser estável e preferencialmente ter objetos leves e decorativos. Para a cozinha, o ideal é usar mão francesa, para maior resistência a peso, com bucha e parafuso de 12mm. O mesmo se aplica para prateleiras com vasos de plantas ou livros.

Modelos para se inspirar

Agora que você já sabe como fazer a sua prateleira suspensa e as melhores opções para o que você precisa, que tal alguns modelinhos para se inspirar?

Publicidade

Estilo clean

Basiquinha, leve e clean, essas prateleiras são perfeitas para dar um toque especial, sem chamar muito a atenção.

Crédito: Ana-white

Para o hall de entrada

Que tal colocar mais estilo no seu hall de entrada? Além de um armário suspenso, também a prateleira compõe o visual.

Crédito: Home Edit

Modernidade e leveza

Fácil de instalar e com um ar moderno, essa prateleira suspensa traz modernidade para seu ambiente.

Publicidade
Crédito: Regalraum

Para sua cozinha

Super moderno e elegante, esse estilo de prateleira combina metal e madeira, em puro equilíbrio, dando um ar sofisticado à sua cozinha.

Crédito: Centsational Style

Bar suspenso

Também seu bar pode ser montado em uma prateleira suspensa, com espaço para taças, garrafas e acessórios.

Crédito: Vaunt Design

Mini prateleiras suspensas

Ao invés de colocar somente uma prateleira grande, você pode optar por harmonizar várias menores, dando leveza e movimento.

Publicidade
Crédito: Independent

Tom sobre tom

Além da composição de formas e disposição na parede, você também pode inovar nas cores, como essas variações de tons a partir do verniz usado.

Crédito: Euro Ak

Rústicas e leves

Madeiras de demolição ou até mesmo nobres, podem formar uma composição interessante na sua cozinha.

Crédito: Curbly

No teto

Sem espaço nas paredes ou com muita vontade de inovar? Experimente colocar as prateleiras suspensas no teto. Além de lindas, ainda funcionam como divisórias leves e modernas.

Publicidade
Crédito: Houzz

Qual foi a sua favorita? Compartilhe mais ideias nos comentários!

Sair da versão mobile