Você pode cultivar limão em vasos ou direto no seu quintal. Nada melhor do que ter essa fruta fresca para colher todos os dias e usar nos mais variados pratos, inclusive como um excelente complemento alimentar para cuidar da saúde.
Porém, em todos os tipos de cultivo é preciso cuidar bem da planta para evitar que ela desenvolva pragas e doenças. Se acontecer, agir rápido é a melhor chance para recuperar a saúde do limoeiro e continuar o cultivo com qualidade.
Veja também: passo a passo de como plantar limão
Principais pragas e doenças do limoeiro
Os pulgões são pragas comuns em diversos tipos de plantas, inclusive no limoeiro. Quando essa praga ataca a planta, como consequência ela atrai também as formigas, por conta da seiva doce excretada da planta e consumida pelos pulgões. E, por causa das formigas que espalham a seiva sobre as folhas, pode se desenvolver o fungo chamado de fumagina.
Além desses três problemas, também é comum que os limoeiros sejam atacados pela larva minadora dos citros, deixando as folhas amareladas e enroladas.
Como resolver
Em todos esses casos, quanto antes o cultivador agir, maiores são as chances de salvar a planta. Por isso que é muito importante estar sempre atento às plantas, observando sua aparência e seu desenvolvimento.
No caso da larva minadora, o ideal é ir a uma loja especializada e escolher um bom inseticida, próprio para limoeiros, e que seja registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Se a sua plantação for maior, consulte na sua cidade um técnico especializado (engenheiro agrônomo ou técnico em agropecuária) que possa analisar suas plantas e sugerir o melhor tratamento.
No caso dos pulgões, o uso de um bom inseticida também é uma solução recomendada pelos especialistas. Por consequência, evitará as formigas e a fumagina. Uma boa opção são os repelentes como a calda de fumo.
Se preferir experimentar uma opção natural, pode fazer a aplicação de óleo de neem, que é um ótimo inseticida natural extraído da árvore neem. Esse óleo é encontrado concentrado para diluir em água ou já pronto para aplicação, diluído e num borrifador.
Veja também: Formiga de asa: o inseto que aparece em casa quando chove