Os membros do povo Hunza estão sempre sorrindo e, além disso, eles são vigorosos e fortes. As pessoas deste povo parecem tão jovens que muita gente fica chocada ao saber as idades dos Hunzas.
Os Hunzas são pessoas que vivem nas montanhas do norte do Paquistão. Os membros deste povo são cerca de 87.000 e são especiais porque vivem, em média, cem anos. E, muitos deles vivem até os 120 anos, sem terem problemas. Porém, outros elementos vivem até aos 160 anos. A verdade é que esta população raramente está doente e nem sabem o que são tumores. Mais, eles tem uma aparência muito jovem e as mulheres, por norma, dão à luz aos 65 anos. Surpreendente, não acha?
Eles são a prova viva de como a dieta e o estilo de vida afeta os seres humanos. Os Hunza tomam banho em água gelada, mesmo que seja abaixo de zero. Além disso, eles só comem a comida que cultivam. As pessoas deste povo paquistanês comem frutas e vegetais cruas, nozes, um monte de damascos secos, uma grande variedade de cereais (principalmente milho, trigo e cevada), leguminosas e pouco queijo, leite e ovos.
Eles andam muito, mas comem pouco!
Saiba que, os Hunza, além de serem muito sorridentes, andam muito, cerca de 15 a 20 km por dia. Raramente consumem carne e não têm lanche, só pequeno-almoço e almoço. Além disso, apenas comem um pouco de cordeiro ou frango duas vezes por ano.
Por um período de dois a quatro meses, eles não comem nada, bebem apenas suco de damasco seco. Esta é uma tradição que eles respeitam e que já existe desde os tempos antigos, ocorrendo numa época do ano em que o fruto ainda não está maduro. Os médicos concordam que esta dieta e os períodos de fome contribuem para a boa saúde e longevidade.
Naturalmente, o hábito de consumir grandes quantidades de damasco pode ser responsável por protegê-los contra os tumores, uma vez que as sementes de damasco são ricas em vitamina B-17. Além disso, tem propriedades anticancerosas.
Infelizmente, hoje em dia, entre eles, foram introduzidos os alimentos processados nada saudáveis e o resultado é o aparecimento de cáries ou problemas gastrointestinais, que não eram conhecidos anteriormente.
Estas pessoas resistentes e vigorosas, dizem-se descendentes de Alexandre, o Grande e o seu exército. Algumas delas, na época da conquista, permaneceram nas suas aldeias e casaram. Em 1984, a mídia escreveu sobre Said Abdul Mobudu, do povo Hunza, que foi ao aeroporto de Londres e confundiu os oficiais, mostrando o seu passaporte, onde estava escrito que ele nasceu em 1832.
Você deve estar maravilhado com a história do povo Hunza. Certo? Pois bem! Agora que já viu o que faz ter bons hábitos de vida, estude este povo e siga as tradições deles para uma boa saúde e longevidade.
No vídeo que se segue, apesar de estar em inglês, você conseguirá espreitar o estilo de vida deste povo.