Menu

Batata-frita poutine muda de nome para evitar comparações com Vladimir Putin

Prato de uma famosa cadeia de restaurantes sofre rejeição de clientes

Crédito: Reprodução Instagram @royjucep

Publicidade

Sobrou até para a batata-frita poutine! O famoso prato da cadeia canadense de restaurantes Le Roy Jucep vem recebendo críticas de clientes, que associam o nome da refeição ao do presidente Vladimir Putin. A rejeição ao poutine obrigou a marca a suspender a especialidade do cardápio, até que mudem seu nome.

“Estimados clientes, esta noite [6 de março] a equipa do Le Roy Jucep decidiu retirar temporariamente o prato de poutine de sua carta para expressar, à sua maneira, a profunda consternação com a situação na Ucrânia”.

Guerra na Ucrânia: por que não há tropas de outros países no conflito?

Segundo a direção dos restaurantes, o prato foi inventado na década de 50, muito antes de Putin ingressar nos serviços secretos da Rússia – o que afasta qualquer rumor de inspiração no presidente para a criação do nome Poutine.

Publicidade

“A Maison de la Poutine trabalha desde o primeiro dia para criar esses valores e mostra o mais sincero apoio ao povo ucraniano que luta corajosamente pela liberdade contra o tirano regime russo.”

Pequeno refugiado ucraniano é recebido calorosamente no primeiro dia de aula

“O restaurante afirma mesmo ter criado esta especialidade na década de 50 — muito antes de Vladimir Putin ter entrado sequer para o KGB. São várias as histórias que contam a origem. Mas uma coisa é certa: o poutine foi criado por cozinheiros apaixonados, que queriam levar alegria e conforto aos clientes”, explicou a marca, através de suas redes sociais.

Poutine é um prato canadense à base de batatas-fritas, cobertas com molho de carne e queijo derretido. Há várias versões do prato, podendo acrescentar ingredientes a gosto do freguês!

Publicidade

Veja também: Possíveis desfechos da guerra entre Rússia e Ucrânia

Sair da versão mobile