Algumas vezes o cabelo é tão pouquinho, que não parece o suficiente para cobrir toda a cabeça e fazer penteados. Nesses casos, cuidados para cabelos finos são indispensáveis para conseguir um visual mais volumoso. E se souber cuidar direitinho e usar alguns truques no dia a dia, é possível ficar muito feliz e satisfeita com o pouco cabelo que tem!
Cuidados para cabelos finos
Escolha o xampu ideal
Quando se tem pouco cabelo, a vontade é de fazer parecer que tem bastante. O primeiro passo para isso é saber escolher o xampu certo, que deixe os fios leves e macios, ao invés de deixá-los pesados e com aquelas fendas que fazem o couro cabeludo ficar à mostra.
De modo geral, quem tem pouco cabelo por ser muito fino, costuma sofrer com o oleosidade. Isso acontece porque o fio fino fica rapidamente preenchido com o óleo natural produzido pelo couro cabeludo. Escolha um xampu que o líquido seja daqueles transparentes, próprio para cabelos finos, e que prometa dar mais leveza e volume aos fios.
Sem medo de lavar todos os dias
Se o cabelo fino costuma ficar oleoso com muita facilidade, dá vontade de lavar todos os dias. Mas, muitas pessoas têm medo de aumentar a queda se fizerem isso. No entanto, se você seguir a dica de escolher o xampu certo, e sempre deixar o couro cabeludo secar totalmente antes da próxima lavagem, não tem problema. Prefira sempre lavar o cabelo de manhã para que o couro cabeludo seque muito bem até o dia seguinte.
Pode usar condicionador
Quem tem pouco cabelo e fios finos, tem medo de usar condicionador porque ele pode deixar os fios pesados e mais oleosos. Mas, assim como funciona com o xampu, o segredo está em escolher o condicionador certo, feito para cabelos finos. A aplicação deve ser feita só no comprimento do cabelo, evitando a raiz. O condicionador é importante para ajudar a retirar os nós sem quebrar os fios.
Veja esse truque de como usar o condicionador com água quente.
Fazer hidratação é importante
Outro medo bem comum de quem tem pouco cabelo é usar máscara de hidratação e ficar com o cabelo pesado, com cara de oleoso. Mas a hidratação é importante para todos os tipos de cabelo. Nesse caso, escolha uma máscara para cabelos finos, aplique só no comprimento do cabelo sem passar na raiz, e enxágue bastante com água fria para remover todo o produto.
Use protetor térmico
Como o cabelo fino é mais frágil, ele precisa de proteção extra antes de ser submetido ao calor do secador e da chapinha. Aplique uma camada de protetor térmico antes de secar ou alisar os fios, evitando passar na raiz. Quando terminar, use um óleo reparador de pontas, apenas nas pontinhas mesmo, para melhorar o aspecto de ressecado, caso precise.
Escolha o corte ideal
Se você quer parecer ter mais cabelo, precisa fazer um corte que traga volume. Cortar o cabelo retinho e fazer chapinha vai deixá-lo com visual ainda mais fino e sem volume. Então, aposte no contrário: cortes repicados, em camadas, e prefira o secador ao invés do efeito lisíssimo da chapinha, ou apenas deixe o cabelo ao natural, como ele é de verdade. Veja ideias de corte para cabelo liso e corte para cabelo ondulado.
Ter pouco cabelo é normal?
Depende. Se desde criança você teve pouco cabelo, com fios finos, é normal, faz parte do seu DNA. Mas, se você notou uma mudança na espessura dos fios, está percebendo maior queda há meses, e sente que o cabelo está mais fraco, é melhor agendar uma consulta com um dermatologista. Os motivos para isso são muitos, e não quer dizer que sejam preocupantes. Mas, somente o médico poderá diagnosticar para você começar um tratamento eficaz.
Veja também: 9 Ideias de penteados para crianças