testosterona
Crédito: Freepik

Estudo sugere que pouca testosterona aumenta o risco de Alzheimer

Embora não seja conclusivo, o estudo serve de suporte para as descobertas futuras

Publicidade

É totalmente normal que, com o avanço da idade, os níveis de testosterona diminuam nos homens. Isso começa a acontecer na fase da pré-andropausa, a partir dos 40 anos.

Com essa alteração, podem surgir diversas consequências, como dores de cabeça, instabilidade emocional, calvície, aumento de peso, redução da libido e ondas de calor.

Veja também: Como aliviar os sintomas da andropausa

Além de ter que aprender a lidar e conviver com esses sintomas naturais, os homens também devem estar atentos a outra possibilidade: um estudo sugere que baixos níveis de testosterona aumentam o risco de Alzheimer.

O estudo sobre a relação entre testosterona e Alzheimer

Pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental, em Perth, reuniram informações de quase 160 mil pessoas, coletadas do UK Biobank — um banco de dados biomédico de acesso aberto, contendo informações genéticas e de saúde detalhadas de meio milhão de pessoas no Reino Unido.

Publicidade

Eles coletaram e analisaram os dados de 159.411 homens com idades entre 50 e 73 anos, dos quais 826 desenvolveram demência, incluindo 288 com doença de Alzheimer.

Depois de ajustar para outras variáveis, os pesquisadores descobriram que os homens com mais idade e com testosterona mais baixa eram significativamente mais propensos a ter demência e Alzheimer.

Aproveite e veja: Manual de hábitos para prevenir Alzheimer desde cedo

Resultados inconclusivos

Os pesquisadores não têm certeza se a testosterona, de fato, protege contra a demência e o Alzheimer, apesar de outros estudos anteriores também mostrarem tal conexão.

Publicidade

Além disso, sabe-se que a maioria das pessoas que vivem com Alzheimer são mulheres, e isso é mais um indício de que um nível de testosterona mais elevado seria um fator protetor, já que elas têm muito menos testosterona que os homens.

Por outro lado, alguns pesquisadores disseram anteriormente que as descobertas desses estudos se mostraram inconsistentes e ainda não há dados suficientes para tirar conclusões.

Em 2017, um trabalho científico procurou avaliar se o tratamento com testosterona melhoraria a memória e as funções cognitivas de homens mais velhos com baixa testosterona, mas concluíram que a intervenção resultou em pouco ou nenhum efeito benéfico.

Publicidade

Atenção aos sinais silenciosos do Alzheimer

Em todo caso, vale ficar alerta para os sintomas silenciosos do Alzheimer e buscar suporte médico assim que notar qualquer alteração preocupante, como:

  • Perda moderada da memória
  • Leve desorientação
  • Leve dificuldade de comunicação
  • Alterações de humor
  • Redução do ritmo
  • Sonolência excessiva

Veja quais são os sintomas das fases 2 e 3 do Alzheimer

Fonte: O Globo Saúde

PODE GOSTAR TAMBÉM