Menu

6 motivos para ver o filme Pantera Negra com seus filhos

O filme levanta reflexões sobre racismo e a cultura negra importantíssimas.

Publicidade

O filme Pantera Negra tem batido todos os recordes desde sua estreia, há algumas semanas. Até o momento é considerado o terceiro filme de super-herói com maior bilheteria de todos os tempos. Mas qual o motivo de tanto sucesso? O segredo está no impacto causado ao falar da cultura negra e africana com orgulho.

Representatividade talvez seja a melhor palavra para descrever Pantera Negra. Um herói poderoso, rei, que faz com que muitas crianças negras de periferia se identifiquem. Porque não há personagens da cultura popular que esses pequenos possam se conectar. A sociedade é branca. E esses meninos e meninas crescem acreditando que precisam ser brancos para prosperarem.

Por que levar seus filhos para ver Pantera Negra

Toda criança cresce admirando super-heróis. Ela vê suas personagens favoritas e sonha em ser como elas. O que está ocorrendo com Pantera Negra é algo ainda mais importante. Crianças negras de todo o mundo não querem apenas vestir o manto do protetor do reino de Wakanda. Elas estão percebendo que podem ser grandes mesmo sem poderes.

Esse filme tem criado uma consciência muito forte a respeito da identidade negra. Pantera Negra mostra como seria o continente africano se os brancos não houvessem chegado lá. O filme não é apenas sobre um super-herói. É muito maior e mais profundo. Ele faz com que uma geração inteira de crianças negras aprenda a ter orgulho de sua pele e de sua história.

Publicidade

Por outro lado, o filme também toca na ferida do racismo. É impossível não questionar a relação que existe entre brancos e negros ao ver o contexto da terra de Wakanda. É lindo ver costumes africanos mostrados na tela. Os rituais, a linguagem, a riqueza de uma cultura que a sociedade branca muitas vezes despreza e diminui.

De acordo com isso, este artigo traz seis motivos para levar seu filho ao cinema para assistir a Pantera Negra.

1. O filme traz uma sensação de pertencimento, de orgulho e de força ao povo negro.

2. Ele é inclusivo e faz pensar sobre como devem melhorar as relações entre brancos e negros.

Publicidade

3. O diretor e 99% do elenco do filme é composto por pessoas negras.

4. O filme é instrutivo, pois ensina, por meio da história de Wakanda, a origem da África.

5. Além de um filme político, ele é divertido, leve e cativa as crianças.

Publicidade

6. Estimula o pensamento crítico e possibilita que as crianças admirem a cultura a negra.

Estudante leva 200 crianças para assistir a Pantera Negra

Na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, uma estuda de pedagogia realizou um mutirão muito especial. Ela reuniu 200 crianças de periferia para assistirem ao filme Pantera Negra. Por meio de parcerias e auxílios financeiros, ela conseguiu custear esse importante projeto social.

O relato é comovente. Vitória Silva, de 22 anos, afirma que ouviu comentários muito positivos das crianças ao final da sessão. Ela ficou feliz em perceber que a maioria dos pequenos se sentiu tocado pela mensagem do filme. Tanto crianças negras quanto brancas se emocionaram com o filme e sentiram-se incluídas.

Publicidade

Como comenta Vitória, essas crianças não veem figuras importantes negras. Ter um herói com quem possam se identificar é fundamental. Muitas sofrem racismo desde a primeira infância. A estudante acredita, no entanto, que Pantera Negra pode auxiliar nisso. Afinal, a autoestima, o sentimento de orgulho da própria pele será acentuado a partir de agora.

Esse filme é, sem dúvidas, um marco cultural. Pantera Negra tem um impacto positivo não só nas bilheterias. Desde sua estreia, milhões de crianças se olharão no espelho com outros olhos. Haverá orgulho, segurança, altivez e uma vontade de salvar o mundo não de criminosos fictícios, mas sim do maior vilão de todos: o racismo que move a sociedade mundial.

Se você ainda não viu, confira o trailer oficial do filme:

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile