porca teve 41 filhotes
Imagem: Reprodução Portal Faxinal

Porca teve 41 filhotes por causa da superovulação

Um caso como esse é raro, mas já aconteceu outras vezes em Santa Catarina.

Publicidade

Em março de 2023, uma porca teve 41 filhotes, em uma granja em Faxinal dos Guedes, interior de Santa Catarina.

Embora existam registros de outros casos parecidos, só que com menos filhotes, são casos raros. Por isso, virou notícia no Globo Rural.

No geral, as porcas costumam ter de 12 a 14 filhotes. Então, a porca teve 41 filhotes superando todas as expectativas, mas existe um possível motivo para isso.

A principal hipótese é que a fêmea tenha tido uma superovulação e mantido todos os embriões. O médico veterinário da Secretaria da Agricultura de Faxinal dos Guedes, Rodrigo Lanzarini, também atribuiu o caso a fatores como “melhoramento genético, nutrição e ambiência”.

Publicidade

Com essa grande quantidade de leitões para nascer, o trabalho de parto da porca durou cerca de 5 horas, sendo que um parto normal, de 12 a 14 filhotes, costuma durar em torno de 3 horas.

Depois, ao verem tantos bebês para serem amamentados, o pessoal da granja foi orientado a distribuí-los para outras porcas, já que a mamãe não conseguiria amamentar todos.

Além desse caso, na mesma granja, outra porca já havia surpreendido com 26 filhotes, provavelmente pelo mesmo motivo.

“É um grande resultado para a Granja Dal Bó e também para nós, como município, é um orgulho que tenha acontecido logo aqui”, disse Lanzarini ao Portal Faxinal. “Então a gente fica feliz”.

Publicidade

Em outras cidades do Oeste de Santa Catarina, outros casos parecidos já aconteceram, mas nunca chegando ao marco de 41 filhotes.

Em abril de 2020, uma porca teve 36 leitões no município de Saudades, a 650 quilômetros da capital Florianópolis. Três meses depois, outro animal pariu 34 filhotes em Herciliópolis.

Neste caso, a porca teve 41 filhotes e pode concorrer ao Guinness Book. Nos registros do livro dos recordes, a maior ninhada já registrada foi de 37 leitões, em 1993, no Reino Unido. Desses, apenas 33 sobreviveram.

Publicidade

Veja também: Cão mais velho do mundo entra para o Livro dos Recordes

PODE GOSTAR TAMBÉM