Se você se sente confortável apoiando os pés no painel do carro quando está viajando de passageiro, saiba que está correndo um grande perigo.
Quando ocorre um acidente de carro, muita coisa pode acontecer, nunca sabemos o que esperar. Então, se estivermos em uma posição segura, recomendada pelas autoridades de trânsito, o risco de ferimentos graves diminui.
Apoiar os pés no painel do carro é uma das posições que não se recomenda ficar sentado, já que ela traz um risco sério, como você vai ver na imagem logo abaixo.
Veja também: Curiosidades sobre as consequências do frio em nosso dia a dia
Para comprovar o risco de colocar os pés no painel do carro durante uma viagem, um clube de mobilidade suíço (Touring Club Suisse – TCS), realizou um teste de colisão.
No teste, eles colocaram um manequim no banco do passageiro com os pés no painel e bateram o carro a uma velocidade de 64 km/h contra uma barreira fixa deformável.
Note que a velocidade do carro não era alta, então, imagina o que pode acontecer quando uma pessoa está sentada nessa posição perigosa e o carro bate em alta velocidade!
Bem, no teste em questão, o que aconteceu foi que a posição elevada das pernas impediu que o airbag protegesse adequadamente o passageiro.
Em vez disso, após o impacto, o airbag fez com que as pernas do manequim fossem lançadas contra o tronco e a cabeça, resultando em ferimentos graves ou fatais no peito e na cabeça, além da própria perna.
E o perigo não é apenas por conta do airbag. Essa posição é perigosa porque o cinto de segurança não consegue manter o passageiro no lugar e ele pode escapar de sua proteção, levando a traumas faciais, fraturas de pernas e vértebras, lesões na coluna e outros ferimentos graves.
Veja também: Paramédico atendeu acidente de carro e vítima era sua filha
Um policial do Reino Unido compartilhou um raio-X chocante de um passageiro do banco da frente que estava com os pés no painel no momento da colisão.
O fêmur dele simplesmente saiu do lugar onde fica encaixado, que se chama acetábulo, e foi parar na pelve.
Isso pode acontecer porque, quando uma pessoa coloca os pés no painel, o quadril fica em posição de flexão. Com o impacto, o osso da coxa pode se desconectar da articulação.
Mais do que isso, o nervo ciático, localizado atrás da coxa, também costuma ser seriamente danificado, levando a problemas permanentes de movimento na perna.
Então, agora você já sabe. Quando for viajar de carro no banco no passageiro, mantenha suas pernas para baixo, já que nunca se sabe quando um acidente pode acontecer. Você pode evitar ferimentos graves com um simples cuidado.
Veja também: Marido fica tetraplégico após acidente e esposa cumpre promessa