Em outras partes do mundo, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, o chamado Dia de São Valentim. Mas, no Brasil, essa mesma data se comemora em 12 de junho. Você sabe o motivo?
Bem, como muita gente deve imaginar, assim como tantas outras datas comemorativas importantes, o motivo pelo qual o Dia dos Namorados no Brasil de comemora em junho é puramente comercial, para as lojas venderem mais.
Tudo começou em 1948, quando publicitário João Doria (pai do governador de São Paulo João Doria Jr.), que era dono da agência Standart Propaganda, foi contratado pela loja Exposição Clipper para aumentar as vendas em junho, que sempre eram muito fracas.
Veja também: Namorados na adolescência, casal se reencontra 40 anos depois
Então, como já existia o Dia das Mães e essa data fazia grande sucesso no comércio, a agência de propaganda de Doria pensou que seria uma boa ideia “criar” um novo Dia dos Namorados para estimular a venda de presentes.
O dia 12 de junho foi escolhido porque, além de ser um mês de vendas bem fracas, o dia 12 é a véspera do dia de Santo Antônio, o famoso Santo casamenteiro.
Foi assim que a agência criou a primeira campanha do novo Dia dos Namorados no Brasil. Uma das chamadas da campanha publicitária era “Não é só com beijos que se prova o amor!” e tinha outra que dizia “Não se esqueçam: amor com amor se paga”.
Claro que, por ser uma data nova e feita para a campanha de uma empresa específica, naquele ano ainda não ficou popular comemorar o Dia dos Namorados em 12 de junho.
Mas, a partir de 1949, outras lojas de mais regiões do país resolveram adotar a nova estratégia de vendas em junho, e foi dando cada vez mais certo.
Atualmente, o Dia dos Namorados é a terceira melhor data comemorativa para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
Em uma pesquisa realizada pela Globo em 2023, mil pessoas foram questionadas sobre a importância do Dia dos Namorados e confirmaram que é uma data na qual investem algum dinheiro em presentes.
De acordo com a pesquisa, 6 em cada 10 pessoas consideram a data tão importante quando aniversário de casamento. Também, 7 em cada 10 entrevistados disseram que o Dia dos Namorados é uma boa oportunidade de fortalecer o relacionamento.
Como resultado, 85% dos entrevistados disse que pretendem comprar presentes para a data em 2023 e a maioria pensa em presentear com roupas, perfumes e outros cosméticos ou chocolates, como já é clássico. E você, como vai comemorar com seu amor?
Veja também: Jantar de dia dos namorados: ideias de receitas e decoração da mesa