Por que o Pantanal está queimando
Crédito: Wikimedia Commons

Por que o Pantanal está queimando?

Entenda o que está acontecendo na região e por qual motivo é preocupante

Publicidade

Sem dúvidas, essa é a pior queimada no Pantanal, de toda a história. Até o final de setembro de 2020, a área destruída é equivalente à três Distritos Federais juntos! Considerando somente o mês de setembro, o número de focos é maior do que a soma de vários anos anteriores.

Para você ter uma ideia, setembro conta com quase 7 mil focos de fogo, enquanto o ano inteiro de 2018 teve cerca de 2 mil. Se somados os focos de incêndio desse ano, já se está na porta dos 17 mil casos! Foram queimados quase 19 mil km² somente em 2020, um triste recorde para o país.

Como começou?

Todos os anos, a época de queimadas começa no inverno, quando o tempo está mais seco e as temperaturas ainda elevadas. As chuvas acontecem geralmente entre outubro e março, com cerca de 83% de concentração nessa época. Os outros 17% de chuva têm que dar conta dos meses de abril a setembro. A temperatura nunca cai de fato, sendo um clima sempre propenso a queimadas.

Em especial, esse ano não choveu tanto quanto nos anteriores, fazendo com que os alagados diminuíssem. Esse é um dos efeitos das queimadas na Amazônia e seu desmatamento, o que já vinha sendo alertado. Consequentemente, sobrou maior área para plantio de soja e criação de gado, que precisa ser desmatadas para dar espaço ao cultivo e pecuária.

Publicidade

Quais são as causas?

A união do clima propenso ao alastramento das chamas e a limpeza de pastos e áreas de plantio foram as causas do problema. Somente o primeiro seria contornável, mas a ação humana é implacável e muito irresponsável.

Uma reportagem mostra que a Delegacia de Meio Ambiente vem apurando quais seriam as causas dos focos presentes no Pantanal. Depois de realizadas cinco perícias, eles apontaram “a ação humana como causa da origem das queimadas na região“.

E as consequências?

Infelizmente, o preço a ser pago é alto. Além de milhares de animais perderem sua casa ou sua vida e plantações destruídas, o país perdeu 80% do parque Estadual Encontro das Águas. Lá, se tinha a maior concentração de onças-pintadas do mundo! Elas agora estão mortas, intoxicadas ou perdidas. Com isso, também o turismo do local irá sofrer as consequências, com queda na circulação de dinheiro.

Também o ar fica obviamente muito mais poluído e com menor qualidade, causando graves problemas respiratórios. Isso não afeta somente a população local, pois como você sabe, as massas de ar circulam pelo globo, levando a fumaça para regiões vizinhas também. Essas mesmas cinzas que estão no ar agora cairão nas chuvas, poluindo também o lençol freático, prejudicando também os animais aquáticos.

Publicidade

Nem se fala da perda para a flora e fauna, além da população local, que está condenada a viver com a destruição criada. São centenas de famílias que sobreviviam do Pantanal, que irão passar necessidade, por causa da usura de alguns outros. Com menor renda, o consumo diminui, consequentemente as vendas das empresas. É um ciclo, quando vão entender?

Quando vai melhorar?

O período de chuvas começa em outubro, mas se for como no ano anterior, isso não fará muita diferença. A chuva é afetada pelo clima e, se você tem menos árvores e um clima mais seco, as chances de precipitações são menores. Agora é esperar pela chuva para apaziguar as feridas na terra e pela consciência, para quebrar as barreiras da ambição.

PODE GOSTAR TAMBÉM