Quando você compra pneus novos para o seu carro, percebe que os pneus têm pelinhos de borracha, e talvez já tenha se perguntado o motivo.
Aliás, essa é uma característica não apenas dos pneus de carro, mas de qualquer pneu novo, até os de bicicletas. Será que existe uma razão? Os pelinhos aumentam a segurança?
Na verdade, não. Existem outras características na construção dos pneus que são responsáveis pela segurança e aderência na estrada, melhorando a dirigibilidade. Mas, não os pelinhos.
Veja também: 10 Curiosidades sobre carros – parte 1
Por que os pneus têm pelinhos de borracha?
A verdade é que os pelinhos de borracha são apenas rebarbas do processo de produção dos pneus.
Não há uma função específica para eles, inclusive, não faz mal se forem arrancados – embora ninguém tenha motivo para fazer isso.
Mas, se formos pensar que apenas os pneus novos são cheios de pelinhos, podemos sim considerar que eles ajudam a verificar a segurança dos pneus.
Isso porque também é de conhecimento comum que, quando um pneu está sem nenhum pelinho, e com a superfície mais lisa, chamado do “pneu careca”, ele já está muito gasto e oferece risco na estrada: é hora de trocar.
Portanto, você pode considerar que os pelinhos estão presentes quando os pneus ainda estão em bom estado de uso, desde que o restante de sua estrutura também esteja.
Veja também: 10 curiosidades sobre carros – parte 2
Como os pelinhos de borracha se formam?
Já falamos que os pelinhos se formam durante o processo de fabricação dos pneus, mas como exatamente?
Bem, faz parte do processo de fabricação de pneus fazer uma mistura de borracha, químicos e outros materiais.
A mistura forma uma massa que é colocada em um molde com pequenos orifícios chamados de “ventilação” para permitir a saída de ar e excesso de borracha durante o processo de vulcanização.
Nesses pequenos orifícios se formam os pelinhos, que são sobras do pneu. Por fim, os pneus são removidos do molde e inspecionados, mas não há necessidade de remover os pelinhos, já que eles não interferem em nada no uso dos pneus.
Veja também: Como as cores de carros afetam o risco de acidentes?