Os gatos são animais meio domésticos e meio selvagens, e isso ajuda a explicar por que alguns gatos vão embora de casa.
Mas, não é apenas pelo instinto selvagem que um gato pode querer sair do conforto do lar em busca de novas aventuras pelas ruas.
É importante conhecer como os gatinhos pensam e sentem para identificar se está faltando alguma coisa para ele em casa ou se ele tem motivos para buscar algo na rua.
Além de entender o motivo pelo qual alguns gatos vão embora de casa, veja também o que pode fazer para o seu gato voltar – mas sem garantia de sucesso.
Veja também: O que acontece se cortar bigode do gato?
Por que os gatos vão embora de casa?
Existem vários motivos que podem levar um gato a sair de casa de não voltar mais ou demorar dias e meses para retornar.
Um reino para explorar
Um desses motivos é que, se o seu gato tem permissão de passear na vizinhança, pode ser que ele sinta que todo esse território da vizinhança pertence a ele.
Com isso, o gato pode passar dias vagando pelos terrenos vizinhos e não aparecer só por falta de vontade mesmo, já que ele se sente em casa do mesmo jeito, ainda que não esteja “dentro” de casa literalmente.
Acasalamento
Outro motivo é a falta de castração nos machos ou esterilização nas fêmeas. O instinto dos gatos faz com que eles saiam por aí em busca de parceiros na época do acasalamento, e essa busca pode levar dias, sem falar no risco de o gato brigar e se machucar, já que nessa época eles ficam mais agressivos.
Ambiente hostil
Muitos gatos saem de casa por bastante tempo, ainda que seus tutores ofereçam um ambiente confortável para eles. Por outro lado, você pode achar que o ambiente está bom para o seu gato, mas essa não é a opinião dele.
Um ambiente hostil pode fazer o gato sair de casa em busca de um lugar melhor, e isso pode acontecer por diferentes fatores, como maus-tratos, excesso de animais em casa ou a falta de ter as necessidades básicas atendidas (comida boa, conforto para descansar, espaço para chamar de seu, banheiro limpo).
Os gatos voltam sozinhos para casa?
Sim, eles podem voltar sozinhos para casa, mesmo depois de muitos meses. Não significa que eles estejam bem, afinal, um gato pode demorar muito para voltar porque se perdeu e não encontrou mais os rastros de volta, pode estar machucado ou ter contraído alguma doença e estar sem forças para voltar.
No caso de doenças ou machucados, se o gato sentir que está muito mal e vai morrer, o instinto dele vai dizer para se isolar, evitando ser visto em vulnerabilidade para morrer sozinho sem ser atacado por outros animais. Seu gato não pensa que você está preocupado e que ele poderia voltar para ser levado ao veterinário.
Como fazer o gato voltar para casa?
Se você acha que gatos devem ser livres para explorar seus instintos pela vizinhança, ótimo. Mas, tome todas as medidas necessárias para facilitar o retorno dele, como por exemplo, fazer a castração ou esterilização, vacinar e colocar um chip, caso alguém o encontre antes de você e queira ver se ele tem dono.
Se o gato já fugiu e você quer tentar atrai-lo de volta para casa, pode tentar algumas estratégias como por exemplo:
Chamá-lo pela vizinhança
Sim, você deve sair andando pelas ruas da vizinhança chamando seu gato, e melhor ainda é fazer isso à noite, quando ele se sente mais seguro para ficar pelas ruas e quando ele geralmente está caçando. Além disso, à noite é mais silencioso e torna mais fácil o gato conseguir ouvir o seu chamado.
Pergunte e publique
Selecione algumas fotos do seu gato, que mostrem bem as características físicas dele, e faça um post em grupos relacionados a animais perdidos na sua cidade. Coloque o nome dele, média de peso, o nome pelo qual ele atende, a região onde você mora e seus contatos.
Você também pode pegar essas fotos e ir perguntando se os vizinhos viram. Um gato pode se sentir em casa em um raio de até 8km, então, vá além da sua rua para perguntar se alguém o viu.
Vá às clínicas veterinárias e abrigos
Pode ser que o seu gato tenha sido encontrado e esteja protegido em uma clínica veterinária ou abrigo esperando por você. Visite todos os estabelecimentos das redondezas para se certificar.
Aguarde
Se você já fez tudo o que era possível e seu gato ainda não apareceu, tenha paciência, pois pode ser que ele esteja por aí tentando encontrar o caminho de volta. Mantenha a casa aberta caso ele volte, com água fresca, comida e a caminha dele perto da porta, onde ele possa sentir o cheiro à distância. Mesmo que leve meses, não perca a esperança, pois os gatos são surpreendentes.
Veja também: Cão abraça perna da tutora ao saber que será adotado