caixa de papelão
Imagem ilustrativa: Freepik

Por que os gatos adoram caixa de papelão?

Se você tem gatos em casa, já deve ter notado o apreço deles pelas caixas de papelão. Mas por que isso acontece?

Publicidade

Quem tem um ou mais gatos em casa, sabe que eles adoram uma caixa de papelão. Basta abrir uma encomenda e deixar a caixa de lado, que em poucos minutos ela estará ocupada por um bichano.

O motivo científico desse comportamento não podemos afirmar, pois não há estudos conclusivos para nos tirar essa dúvida.

Porém, os donos de gatos que adoram caixa de papelão têm suas teorias, que são bem válidas, já que a convivência e a observação podem nos dar muitas respostas.

Veja também: Como fazer arranhador para gatos gastando pouco

Existem muitos motivos pelos quais um gato pode ficar apaixonado por uma caixa de papelão. Um deles é quando a caixa não faz parte da rotina do gato, mas sim, aparece só de vez em quando, como uma novidade. Gatos adoram novidades, novos cheiros e texturas para explorar.

Publicidade

Além disso, existe uma razão evolutiva pela qual uma caixa de papelão pode causar uma reação parecida com o “catnip” para os felinos: elas fornecem uma sensação de segurança contra predadores e um ótimo ponto de vista para observar potenciais presas.

Em entrevista à Inverse, a especialista em comportamento veterinário, Katherine Pankratz, explicou que os gatos são animais tão predadores quanto presas.

Veja também: Como afastar os gatos das plantas: 6 dicas para testar em casa

“Esconder-se em algo como uma caixa de papelão pode protegê-los de serem detectados por suas presas até que estejam prontos para atacar”, explicou.

Publicidade

Outra teoria é a redução do estresse. Gatos de abrigo que recebem uma caixa de papelão para se esconder ficam menos estressados do que os que não recebem — algo que confirma como esse objeto fornece uma sensação de redução de estresse em novos ambientes.

Muitos estudiosos na área já notaram, também, que os gatos costumam apresentar certa obsessão pela forma quadrada e fechada de objetos como as caixas de papelão, cestos de roupa suja e contornos simples no chão.

Na visão dos pesquisadores, os gatos estão suscetíveis a criar um “contorno ilusório”, ou perceberem contornos que não existem na vida real. Logo, esses objetos parecem ser muito mais interessantes do que realmente são.

Publicidade

E o seu gato, como se comporta diante de uma caixa de papelão vazia?

Fonte: Mega Curioso

PODE GOSTAR TAMBÉM