As pessoas costumam comer saudável, fazer exercícios e tomar vitaminas para se manter saudáveis e ter uma velhice tranquila e sem problemas de saúde. O problema é que a grande maioria esquece de manter o cérebro saudável e ativo. Para isso não precisa de dietas mirabolantes ou exercícios, basta pegar um livro. Ler é importante para a saúde do cérebro e traz muitos benefícios.
4 Motivos que explicam por que ler é importante
Por mais que muitas pessoas não tenham o costume de ler, quase todos sabem que ler é importante. A leitura é capaz de melhorar o vocabulário, aumentar a criatividade e a diminuir o estresse. E não para por aí: faz a diferença para manter o seu cérebro saudável e melhorar muitos aspectos da sua vida.
Melhora o foco e a concentração
Ler por pelo menos 15 ou 20 minutos antes do trabalho, ou no intervalo, aumenta a capacidade de você se concentrar e se focar. Diferente das atividades comuns nos intervalos do trabalho como verificar redes sociais e conversar com os colegas, que atrapalham o seu foco e te deixam disperso.
Ao ler um livro, o leitor fica totalmente imerso na história ou em um tópico e faz com que o mundo suma enquanto absorve os detalhes das páginas. Os livros têm o poder de fazer os leitores a pensarem em sequência, fazendo o cérebro ligar causa e efeito, melhorando o foco e a concentração.
Aumenta o raciocínio fluido
O raciocínio fluido é a capacidade de resolver problemas novos de modo imediato, utilizando o raciocínio lógico e intuitivo. Ler frequentemente aumenta essa capacidade e, assim, melhora a compreensão da leitura.
Em 2011 um estudo realizado na Universidade de Stanford descobriu que a leitura é capaz de sobrepor as áreas utilizadas para compreender as histórias com as redes neurais dedicadas a interações com as pessoas, explicando porque a leitura melhora o raciocínio fluido.
Amplia as conexões cerebrais
A leitura faz com que várias partes do cérebro trabalhem juntas, reconfigurando-as. Ler é um processo que expande as conexões cerebrais, pois faz com que o leitor precise analisar, pensar, processar e imaginar a narrativa, o que precisa de várias áreas trabalhem juntas.
Ler frequentemente atrasa o declínio cognitivo na terceira idade por causa dessas conexões, o que faz com que o cérebro se mantenha saudável mais tempo.
Aumenta a empatia
Os livros de ficção são uma experiência social para aqueles que os lêem, pois faz com que o leitor imagine as cenas de tudo que se passa no livro, como um filme. E isso é uma importante ferramenta social, pois possibilita às pessoas viverem situações que nunca viveriam na vida real e a compreenderem as emoções de todos os envolvidos.
Dois psicólogos da Nova Escola de Pesquisa Social de Nova York, Estados Unidos, provaram por meio de um estudo que os livros de ficção aumentam a empatia das pessoas. A empatia é a habilidade de detectar e compreender emoções de outras pessoas, que é necessária para as relações sociais. Isso acontece porque, ao ler, a mente trabalha para entender a mente dos personagens.