Menu

Por que os filmes de terror causam medo?

Depende da pessoa, depende do filme. A sua relação com o medo também faz diferença

Crédito: Freepik

Publicidade

Você sabe que a intenção dos filmes de terror é causar medo e os produtores dos melhores filmes são especialistas em fazer isso. Mas, por que as pessoas sentem arrepios e têm a real sensação de medo, apesar de saberem que é uma ficção? É isso que você vai saber agora!

O que é o medo?

Para entender o motivo pelo qual você tem medo dos filmes de terror, apesar de saber que é ficção, é preciso compreender o medo. Segundo o dicionário, o medo é um “estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência”.

Na prática, o medo é um estado de alerta em que seu corpo o prepara para enfrentar ou fugir de uma situação de ameaça e perigo. Seu coração acelera, suas pupilas dilatam, você sua frio e treme, dependendo da situação.

Mas então, isso não deveria ocorrer apenas em uma situação real de perigo e não quando você está no conforto do seu lar, em repouso, assistindo a um filme de terror?

Publicidade

O medo não sabe quando a situação não é real

Seu cérebro usa todos os seus sentidos disponíveis para alertá-lo sobre o perigo e lhe causar o medo. A visão e a audição são os sentidos que você usa quando está vendo um filme de terror.

Então, se você estiver compenetrado na história, disposto a se sentir naquele ambiente do filme de terror, seu cérebro simplesmente vai entender que é uma situação de medo, pois seus olhos e ouvidos vão enviar esse sinal a ele, através dos sons e imagens do filme, que despertam medo em você.

Claro que, nesse caso, a sensação de medo tende a passar mais rápido. Em poucos segundos, após uma cena que lhe deu um susto, você ri com alívio porque sabe que não está acontecendo de verdade.

E quando o medo não passa rápido?

Dependendo de quanto medo você tem de alguma coisa, como por exemplo fantasmas, o medo pode voltar assim que você precisar ir ao banheiro no escuro, voltar sozinho para casa ou outra situação na qual você imagina que o tal fantasma poderia aparecer. Isso ocorre quando você acredita, de verdade, que a causa do seu medo pode lhe afetar no mundo real.

Publicidade

Isso também pode estar relacionado a algum trauma de infância, como uma situação que lhe  causou um grande medo. Na infância, vivemos uma fase na qual a realidade e a fantasia se misturam.

É nessa fase que sentimos medo de monstros, bruxas, fantasmas e outros personagens. Então, quando você vê em um filme de terror uma situação com um personagem semelhante ao que você tem medo, vai despertar aquela memória emocional da infância e o medo vai surgir.

Ainda que você não acredite mais naqueles personagens que lhe assustavam na infância, essa memória afetiva do medo pode permanecer na sua mente e funcionar como um gatilho assim que seus olhos se depararem com o personagem amedrontador.

Publicidade

E as pessoas que sentem prazer em ver filmes de terror?

Algumas pessoas sentem prazer em ter medo e outras apenas se divertem com os filmes de terror, pois não sentem medo de nada.

Ambos podem ser motivados pela emoção intensa, já que, mesmo não sentindo medo, ou junto dele, é possível sentir adrenalina e uma sensação boa de curiosidade em certas cenas de terror.

Ao menos, foi isso que apontou um estudo publicado em 2010 no periódico Sage. Enquanto algumas pessoas gostam de sentir emoções mais intensas, outras apenas reagem ao medo de maneira diferente, mesmo sem a necessidade de passar por essas emoções mais fortes.

Publicidade

Veja também: Como saber quando um medo comum se torna fobia?

Sair da versão mobile