Menu

Por que atraímos o mesmo tipo de pessoa no amor?

Muitas vezes, só queremos nos livrar de pessoas tóxicas, mas, parece que elas brotam na nossa frente. Como pode?

Imagem: Reprodução

Publicidade

Se você já se relacionou com mais de uma pessoa, e percebeu que sempre atraiu o mesmo tipo de pessoa, calma. Acontece mais do que imagina!

Muitas vezes, quando nos livramos de uma pessoa com características que não nos fazem bem, juramos que o próximo relacionamento vai ser o oposto. Mas, quando percebemos, lá estamos nós com o mesmo tipo de pessoa outra vez.

Segundo o famoso psicanalista Freud, esse tipo de comportamento pode ser chamado de “teoria da repetição”, e ocorre porque, de forma inconsciente, nós buscamos em uma nova pessoa, as mesmas características dos relacionamentos passados, acreditando que, dessa vez, será diferente.

Sabe aquelas mulheres que sempre querem mudar o marido ou namorado? Elas já sabem que eles têm hábitos tóxicos, mas, pensam que vão conseguir mudá-los com o tempo, como se isso fosse possível.

Publicidade

É algo tão intrínseco em nós, que somos capazes de repetir este erro diversas vezes na vida, e só percebemos quando já estamos sofrendo outra vez. Mas, então: o que fazer para evitar atrair o mesmo tipo de pessoa errada na nossa vida?

Veja também: Grazer: conheça o aplicativo de namoro para veganos

Aceite conhecer pessoas diferentes de você

É bem comum que, na hora de conhecer uma pessoa nova, a gente busque aquelas que são parecidas conosco, que pensam da mesma forma e gostam das mesmas coisas. Mas, quando a ciência diz que os opostos se atraem, o mesmo vale para relacionamentos afetivos.

Devemos nos permitir sair da zona de conforto e conhecer pessoas com características diferentes das nossas. Claro, desde que sejam características positivas, que possam agregar valor à nossa vida. Uma pessoa igual a você não vai trazer evolução.

Publicidade

Veja além do que os seus olhos querem que você veja

Outra coisa bem comum quando estamos conhecendo pessoas novas é querermos enxergar nelas só aquilo que mais gostamos. Quando vemos um defeito, pensamos que ele pode desaparecer quando a relação ficar firme, já que o amor transforma. Mas, isso raramente acontece.

Então, quando você estiver conhecendo alguém, abra seus olhos para as qualidades e também para o que considera defeitos, já sabendo que a pessoa não tem obrigação de mudar para agradar você. Talvez, simplesmente, não seja a pessoa certa ou é você quem pode precisar melhorar, não o outro.

Veja também: Noiva abandonada no altar mantém festa por amor-próprio

Publicidade

Evite os sofrimentos anteriores

Para evitar atrair o mesmo tipo de pessoa que fez mal a você nas relações passadas, faça uma boa reflexão sobre o que fazia você se sentir infeliz nos outros relacionamentos. Se você não gostava do fato de ter um namorado ou namorada com pouco romantismo, que não gosta muito de ficar perto, precisa saber identificar essa característica na pessoa que estiver conhecendo.

Mesmo que no início os namoros pareçam lindos e românticos, você pode descobrir como a pessoa é de verdade, apenas tendo conversas maduras e profundas com essa pessoa. Se conhecer é isso: conversar muito, perguntar e observar. Não espere que o destino envie a pessoa certa. É você quem deve saber identificá-la.

Veja também: Elas descobriram que estavam namorando o mesmo homem

Publicidade
Sair da versão mobile