Quem gosta de cebola use esse ingrediente em todas as receitas possíveis. Mas, para que fiquem gostosas nas receitas, elas precisam ser armazenadas do jeito certo, e isso quer dizer que nunca devemos guardar a cebola na geladeira.
Por que não pode guardar cebola na geladeira?
A cebola é um vegetal bem líquido. Dá para perceber isso ao cortá-la e refogá-la. Na geladeira, esse líquido vai fazer a cebola se deteriorar mais rápido, deixando-a mais escura, murcha, amolecida e com cheiro ruim.
Aliás, tudo o que estiver na geladeira vai aderir ao cheiro da cebola. Isso também acontece porque o amido da cebola é convertido em açúcar quando o alimento está em local fechado e úmido, como a geladeira. Então o seu sabor será alterado.
Veja também: Como congelar corretamente os alimentos
Como armazenar as cebolas?
O ideal é que você mantenha as cebolas dentro de um saco de malha. Não as deixe em sacos de plástico ou papel que impeçam a circulação de ar.
Elas devem ser mantidas à temperatura ambiente, em local seco, escuro e arejado, como dentro de uma despensa bem ventilada. Se for possível, coloque-as no lugar mais seco e fresco da casa, pois elas ficam ainda melhor conservadas na temperatura de 7 a 10 graus.
Pode congelar cebola?
É bem comum encontrar cebola congelada para comprar. Você também pode congelar cebola em casa para fazê-la durar mais tempo. Para isso, pique a cebola e armazene porções em saquinhos plásticos.
Prefira sempre armazenar nas porções que costuma usar em casa receita. Não é bom descongelar e congelar de volta o que não usou. Além de perder a textura, existe o risco de contaminação.
Veja também: 12 Benefícios do chá de casca de cebola e como fazer