Um casamento feliz é composto por dois indivíduos felizes que não medem esforços para ver a felicidade um do outro. Isso não significa abrir mão de suas vontades para satisfazer as vontades do outro. Significa que existe prazer em ver o sorriso no rosto do outro, e para isso acontecer, a relação é vivida com base em alguns pontos-chave, que você vai ver agora.
1. Respeito
Existe alguém no mundo que gosta de ser desrespeitado? Se existe, certamente não é você, nem o seu parceiro.
Portanto, o respeito deve estar sempre presente para ter um casamento feliz. Respeito pelas vontades do outro, pelo trabalho, pelo hobby, por certos hábitos, pela privacidade e até pelas fraquezas e defeitos mais difíceis de mudar.
Mesmo quando você nota características no outro que poderiam mudar para melhorar a vida dele e a vida a dois, antes de falar em mudança é preciso respeitar, pois você o conheceu assim.
2. Empatia
Um grande erro que acontece nas relações conturbadas é a falta de empatia pelos sentimentos do outro. Cada pessoa traz uma carga de vida para a relação, que é construída com base das experiências vividas desde a infância. Então, algumas pessoas são explosivas, outras choram por qualquer coisa, outras são muito sérias, outras muito medrosas e assim por diante.
Entenda que o seu parceiro tem uma carga de vida, e que ele tem um jeito de lidar com essa carga. Tenha empatia pelos sentimentos dele e sua forma de reagir diante de algumas situações, sem julgá-lo. Esse é o primeiro passo a dar, mesmo se quiser ajudá-lo a mudar em alguns aspectos.
3. Diálogo
O diálogo não poderia faltar nessa lista. Um casal que conversa abertamente sobre tudo, mantendo sempre o respeito e a empatia na hora da conversa, é muito mais feliz. Afinal de contas, é conversando que todo mundo se conhece, e foi conversando que você conheceu o seu par.
Então, não tem outro jeito de conhecer melhor o comportamento dele, suas vontades, seus sonhos, desejos, suas manias, sentimentos, defeitos e qualidades. Inclusive, é conversando que vocês podem dizer o que mais e menos gostam um no outro, para poderem se ajudar a melhorar sempre.
4. Valorização
Um casamento feliz é composto por pessoas realizadas. Ou, pelo menos, por pessoas que se incentivam a realizar sonhos. Não é bom dividir a vida com alguém que apoie seus desejos? Não é bom ter alguém que diga o quanto você é capaz e merece alcançar seus objetivos? É ótimo! Seja essa pessoa para o seu par, e converse com ele sobre a importância de valorizar um ao outro.
5. Atenção e cuidado
Todo mundo precisa de atenção e cuidado desde quando está no ventre da mãe. Só quando você está atento ao seu par é capaz de ser uma companhia melhor para ele. Dar atenção e cuidar é se preocupar com o bem-estar do outro, com a saúde, com o conforto. É olhar nos olhos, fazer carinho, abraçar, beijar, conversar ou apenas ouvir, quando necessário. É estar presente!
6. Reciprocidade
Muitas pessoas fazem o bem sem querer nada em troca. Mas, mesmo essas pessoas que se doam por completo, gostam da reciprocidade dos outros. É assim que um ser humano sabe que está atendendo às expectativas; que está fazendo a coisa certa; que está fazendo o bem, da melhor forma que pode.
Então, seja recíproco ao respeito, à empatia, ao diálogo, à valorização à atenção e ao cuidado que receber. É dando que se recebe, e assim a relação é alimentada com mais amor, mais sorrisos e mais momentos de felicidade. Ou seja, é assim que se faz um casamento feliz.
Veja também: relacionamento desgastado – o que fazer e o que causa?