Menu

5 Pontos básicos de costura à mão

Tem ponto para os momentos de emergência e ponto permanente para costurar roupas novas sem precisar de máquina

Crédito: Freepik

Publicidade

Costurar à mão é uma arte que exige paciência e capricho. Apenas com tecido, linha e agulha é possível fazer desde pequenos reparos até peças novas. Mas, para isso, é necessário conhecer ao menos os pontos básicos de costura à mão. Veja quais são e comece a treinar.

1. Ponto alinhavo

Esse tipo de ponto é recomendado para fazer costuras temporárias, como moldes, por exemplo, pois ele não é seguro para ficar permanentemente em uma peça. Mas, ele é um bom aliado para garantir que a costura definitiva fique na posição certa e com bom acabamento, especialmente em tecidos escorregadios. Veja como fazer.

2. Ponto corrido

Esse ponto é usado para fazer artesanatos e reparos em roupas. É um ponto de segurança média, e se parece bastante com o ponto alinhavo. Mas, na hora de fazer, cada ponto vai ficar mais pertinho do outro, e na parte de trás você deve fazer micropontos para garantir maior firmeza. Veja como se faz.

3. Ponto atrás

Esse é um ponto que pode ser usado para confecção de peças de forma definitiva, pois é um ponto seguro. Ele é semelhante ao ponto reto feito na máquina de costura. Veja o passo a passo.

Publicidade

4. Ponto chuleado

Esse é o ponto que você vai fazer para impedir que as bordas de um tecido desfie. É um ponto de segurança média. Fica um bom acabamento para panos de prato, por exemplo, que deixa a peça mais firme e com um detalhe decorativo. Veja como fazer.

5. Ponto invisível

Quando precisar fazer a bainha de roupas ou uma costura que não fique aparente, o ponto invisível é a melhor opção para que o acabamento fique benfeito, com a linha escondida. É um ponto de segurança média, pois não é tão apertado, e você deve usar a linha da mesma cor do tecido. Confira o passo a passo.

Dica para escolher linha e agulha

Além de saber fazer os pontos, a escolha da linha e da agulha faz toda diferença. A espessura da agulha deve ser condizente com a espessura do pano. Se for costurar um tecido mais grosso, escolha uma agulha mais grossa, e vice-versa.

Quando for escolher a linha, segue a mesma dica: linhas mais fortes para tecidos mais pesados, linha de algodão para tecido de algodão e linha de poliéster para tecido sintético.

Publicidade
Sair da versão mobile