Normalmente quando você vai a um restaurante e pede algum corte de carne o garçom pergunta “qual é o ponto da carne?”. Cada pessoa tem um gosto, alguns preferem mal passada, outras ao ponto e até mal passada. Mas existe um ponto ideal da carne, principalmente se você se quer cuidar da sua saúde. O ponto certo da carne pode evitar que você desenvolva alguma doença.
Carne mal passada faz mal?
Se a carne for preparada em uma temperatura acima de 70ºC e manuseada com utensílios esterilizados, não há problema em comer carne mal passada. Porém como não se pode ter certeza de como foi preparada a carne, o ideal é não comer mal passada em qualquer lugar. Ela pode ser fonte de inúmeras bactérias, vírus e protozoários que causam sérias doenças, principalmente em grávidas ou pessoas com imunidade baixa.
Qual o ponto ideal da carne para a saúde?
Como a carne mal passada pode colocar a sua saúde em risco, algumas pessoas pensam que a carne bem passada é a solução, já que a alta temperatura mata todos os microorganismos. Mas não é bem assim, já que a carne bem passada pode acarretar em danos ao DNA e desenvolver câncer. Por isso o ponto ideal da carne é o ao ponto, que não oferece riscos à saúde.
Dicas para acertar o ponto da carne
Fazer um bife perfeito em casa não é tarefa de outro mundo, é só prestar atenção nos detalhes. Assim você, sua família e convidados podem apreciar uma carne preparada com a perfeição dos grandes chefes.
Escolha da carne
Os melhores cortes de carne são os que vem da parte traseira do boi, como alcatra, contrafilé, filé mignon e fraldinha. Um pouco de gordura vai deixá-la mais suculenta e se ela for alta o tempo para chegar ao ponto ideal é mais lento.
Escolha da frigideira
A frigideira antiaderente é mais fácil de ser controlada. Ela deve estar bem quente e untada antes de colocar a carne. Use quantidades iguais de óleo e manteiga, bem pouquinho, para isso. Quando estiver bem quente, ponha a carne. Isso vai garantir aquela crosta marrom linda.
Deixar quieto
Depois de colocar a carne na frigideira, não fique-a virando sem parar, deixe-a em paz. Quando for hora de virar, a parte de baixo da carne deve estar marrom e a parte de cima ter algumas gotas de sangue visível. O tempo exato varia com o tamanho da carne, o fogo e a frigideira.
Identificação do ponto
Um truque para identificar o ponto da carne é pressioná-la e compará-la com a parte “gordinha” da palma da mão, que fica logo abaixo do polegar. Para isso junte o seu dedo do meio com o polegar, com a outra mão aperte a parte “gordinha”. A consistência da carne deve estar igual a almofadinha da mão com os dedos juntos, assim ela estará no ponto.