Estudo mostra que você deve evitar o uso de ponto final nas suas mensagens, seja pelo WhatsApp, Facebook ou qualquer mensageiro instantâneo. Isso porque vai fazer com que a mesma soe mentirosa ou fria, mesmo não sendo a sua intenção ಠಿ_ಠ Ao invés disso, eles dão outra sugestão, que pode funcionar muito bem (●’◡’●) Mas primeiro de tudo, que tal compreender como a escrita chegou até aqui???
Veja também: pesquisa diz que mulheres sempre têm um parceiro reserva em relacionamentos
A influência da tecnologia sobre a escrita
À medida em que a internet está mais acessível, assim como os aplicativos de comunicação, a troca de mensagens escritas tem que ser rápida. E isso faz com que não se tenha tanto cuidado ao escrever e acabe também abreviando algumas coisas. E tudo bem, faz parte da evolução normal da escrita. Mas sabia que isso pode ser compreendido de formas diferentes?
Por exemplo: nas mensagens que manda para os seus familiares e amigos, você costuma por ponto final? Então saiba que, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Binghamton, quando se usa o ponto, a mensagem é vista como mentirosa ou fria ¯\(°_o)/¯
Mensagens que terminam com ponto final
Segundo Celia Klin, a profissional de psicologia que liderou a equipa de investigadores, a pontuação é um fator importante no momento em que se troca mensagens. Ela considera que as mensagens de texto não contêm os sinais normalmente utilizados numa conversação presencial. Por exemplo, um olhar, sorriso, piscada… Coisas que dão o tom da conversa.
Porém, comunicando por um meio escrito, isso fica bem complicado! Daí que sejam comuns erros de ortografia, emojis e abreviaturas no momento em que se digitam as letras. Acaba por ser uma maneira de tentar copiar os sons da fala, de modo a tornar a conversação menos formal.
Na verdade, ao fazer textos segundo as normas, sem usar emojis e com sinais de pontuação corretos, vai parecer que levou muito tempo pensando sobre ele. Por isso, preste atenção se não quer que todo o mundo te considere insensível ou criem dúvidas sobre o que está falando!
O que dizem os pesquisadores
No estudo, realizado na faculdade de psicologia da Universidade Binghamton com alunos locais, se percebeu que “a pontuação nas mensagens de texto pode transmitir abruptidade”. Para chegar a essa conclusão, eles fizeram imagens com textos idênticos, perguntando para diversos alunos, se era uma mensagem verdadeira ou falsa.
Porém, eles alteraram a pontuação em 50% das mensagens apresentadas. Ou seja, uma parte era escrita com pontos finais e a outra sem os pontos. Nenhuma delas usava emojis, para eliminar distrações do estudo. E sim, grande parte dos alunos achou que a pessoa que usava pontos na escrita, não estava sendo totalmente sincera.
O que fazer
De acordo com a pesquisadora, ao contrário da conversa presencial, as mensagens de texto não contam com o apoio do tom de voz, pausas e expressões físicas – como das mãos e do rosto. Isso pode causar confusão e mudar totalmente o significado do que se está tentando dizer. Sabe aqueles mal-entendidos em mensagens? Quem nunca, não é mesmo ¯\_(ツ)_/¯
Então, de acordo com o estudo, “emojis, grafias irregulares e pontos de exclamação nas mensagens de texto não são desleixados ou um sinal de que a linguagem escrita está caindo”. Na realidade eles ajudam a expressar melhor o que se está tentando dizer, quando não se tem os recursos usuais.
Uma ótima notícia para quem não resiste a um emoji é que o próprio estudo sugere que você use “elementos como ‘textismos’ – como emojis, grafias irregulares (muuuito) e uso irregular de pontuação (!!!)”. Gostou da notícia? Compartilhe nos seus grupos e torne a internet um campo mais amigável (✿◡‿◡)