Toda mulher sabe que o seu sistema reprodutor é sensível, cheio de particularidades. Então, quando sente algum tipo de dor, inchaço, desconforto ou pontada fora do período menstrual, já vem uma certa preocupação. O que podem ser as pontadas no útero?
Os sinais de alterações no útero
Os motivos para sentir pontadas no útero variam bastante. Por isso é preciso ficar atenta a outros sintomas que podem estar aparecendo ao mesmo tempo que as pontadas, e que significam alguma alteração no sistema reprodutor. Veja só.
- Cólica e sangramento: esse é um sintoma para ficar alerta no caso de acontecer fora do período menstrual, mesmo que seja leve.
- Corrimento constante: o muco cervical é um líquido normal expelido pela vagina. Mas, se houver corrimento branco, amarelo, verde ou castanho, e com um cheiro forte, fora do normal, é um sinal de alerta.
- Coceira, vermelhidão e inchaço na vagina: não é normal ter esses sintomas, e às vezes nem vai sentir pontadas no útero. Mesmo assim é sinal de algum problema ginecológico.
- Dor durante ou após o sexo: não deve haver dor, nem na parte mais interna, nem mais externa da vagina.
- Aumento de volume do abdômen: a parte baixa da barriga, perto da bexiga, fica inchada no período menstrual. Mas, nos outros dias do mês, não é normal. Preste atenção se também sente dor na lombar.
- Vontade de fazer xixi o tempo todo: mais do que infecção urinária, esse sintoma pode representar outro problema relacionado ao sistema reprodutor.
O que pode ser a pontada no útero?
As sensações de pontadas, ou mesmo uma dor constante lá no fundo da vagina, no útero, geralmente representam alguma inflamação. Esse sintoma pode ficar mais intenso durante a menstruação, pois o útero está passando por um processo de liberação de suas paredes.
Outro motivo é a endometriose, que é quando o endométrio (menstruação) não sai somente pela vagina. Ao invés disso, se espalha por outras partes internas do corpo. A dor costuma ser mais intensa no período menstrual.
Infecções por bactérias são mais um motivo para sentir pontadas no útero, e outros sintomas pode surgir dependendo de onde é a infecção e o tipo dela.
Tem também os casos de mioma, um distúrbio do hormônio estrogênio que causa um enovelamento das fibras musculares uterinas.
Quando se preocupar?
Em todos os casos descritos acima, e todo tipo de sintoma anormal no sistema reprodutor, é motivo para ir ao ginecologista. Não quer dizer que você esteja com um problema sério ou doença grave. Mas, se não for logo no médico, algo simples de resolver pode evoluir para algo sério.
O sistema reprodutor feminino precisa de atenção sempre que mostrar qualquer tipo de sintoma como dores, inchaço, coceiras, vermelhidão e corrimentos. Vá ao ginecologista uma vez por ano, mesmo estando saudável, para fazer os exames de rotina. Essa é a melhor forma de prevenir doenças ou detectá-las precocemente e ter maior chance de sucesso caso precise de um tratamento.