Com o passar do tempo e a prática da depilação constante, é totalmente normal que a pele na região das axilas e virilhas comece a escurecer. Mas, é claro que ninguém gosta desse efeito na hora de usar uma regatinha ou um biquíni. Então, existem muitas fórmulas caseiras de clarear a pele, e também existe uma solução que é a pomada para clarear as axilas. Saiba que produto é esse, para o que realmente ele serve e os cuidados que deve ter ao usar.
Veja também: receitas caseiras para clarear as axilas
Como funciona a pomada para clarear as axilas?
Existe no mercado uma pomada que é composta por Dipropionato de betametasona + ácido salicílico. Ela está virando a sensação do momento como clareadora da pele.
Além dessa, existem outras também com a composição semelhante, como Propionato de Clobetasol e a Dexametasona.
De fato, essas pomadas funcionam para clarear a pele, mas não podem ser usadas de qualquer jeito, e você já vai entender o motivo.
Riscos de usar pomada para clarear as axilas
Essas pomadas são remédios à base de corticoide. É aí que está o problema. O corticoide é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo, e o seu uso frequente na forma de remédios pode causar efeitos colaterais.
Os médicos podem recomendar essas pomadas em casos de problemas de pele como hiperpigmentação pós-inflamatória (mancha depois de inflamação), psoríase, melasma, alergias e irritações. Então, elas realmente clareiam e o efeito ocorre em pouco tempo, trazendo um bom resultado.
Agora, se quiser fazer o teste sem que tenha qualquer um desses problemas para tratar, a primeira coisa que deve fazer é ir ao seu dermatologista para conversar com ele sobre a pomada para clarear as axilas. Isso porque é necessário ver se você está com a sua saúde em dia e essa pomada não pode lhe prejudicar.
Também, porque se usar em excesso, por mais de 10 dias, e em grande quantidade, essas pomadas podem trazer riscos à saúde, causando desequilíbrios hormonais importantes e infecções de pele.
Não vale a pena arriscar usar sem que o seu médico oriente a usar do jeito certo. Até porque ele é um medicamento tarja vermelha e o seu médico deve prescrever para que possa usar.
Outras formas de clarear as axilas
Então, como viu, você até encontra uma solução nos tipos de pomada para clarear as axilas e virilhas, mas não é a primeira opção. Essas pomadas oferecem riscos, e por isso é melhor fazer testes com receitas caseiras e seguras primeiro. Veja quais são os 4 ingredientes naturais que podem ajudar nesse processo:
Batata branca
A batata tem um clareador natural na sua composição. Para usar, você deve estar com as axilas bem limpas e colocar sobre elas fatias de batata crua acabada de cortar. Deixe descansando nas axilas por alguns minutos e depois lave. Pode usar todos os dias, pois o efeito acontece aos poucos.
Óleo de coco com batata e vinagre
No óleo de coco também existem propriedades que podem ajudar a reduzir as manchas causadas pela maior pigmentação na região de axilas e virilhas. Você pode misturá-lo com a batata e adicionar o vinagre de maçã orgânico. Essa receitinha é muito boa, bactericida e protetora da pele ao mesmo tempo.
Bata no liquidificador 1 batata média crua e sem casca, 1 colher de sobremesa de óleo de coco líquido e 1 colher de sobremesa de vinagre. É esse purê que você deve passar nas axilas e virilhas para clarear, durante meia hora todos os dias, antes de ir dormir.
Pepino
Você já deve ter visto que o pepino ajuda a remover as olheiras. Então, ele também pode provocar o mesmo efeito ajudando a despigmentar as axilas. Todos os dias, depois do banho, coloque uma rodela grande de pepino fresco sobre cada axila e deixe agir por meia hora.
Depois, lave a região com água e sabonete, passe um hidratante e vá dormir. É melhor fazer isso à noite para não ter que passar desodorante logo depois.