como fazer polpa de tamarindo
Crédito: Pixabay

Como fazer polpa de tamarindo para usar nas receitas

Você vai ver que extrair a polpa do tamarindo é mais fácil do que imagina. Aprenda e faça receitas deliciosas.

Publicidade

O tamarindo é uma fruta originalmente africana, mas bastante popular no Brasil. Acontece que nem todo mundo sabe como prepará-lo, então perdem a oportunidade de experimentar seu sabor. A polpa de tamarindo tem um processo especial para ser extraída e você vai aprender a como fazer, como armazenar e também para que pode ser usada.

Para que serve a polpa de tamarindo?

Depois que você extrai a polpa de tamarindo ela está pronta para servir de base a diversas receitas. Sejam pratos doces, salgados, suco de tamarindo e o que mais quiser experimentar.

Não é só pelo sabor que o tamarindo é uma fruta interessante. Além do uso culinário ele também possui propriedades medicinais, porque é muito nutritivo.

Entre seus benefícios à saúde estão as vitaminas A, B, C e E, também os minerais, como ferro, cálcio, potássio, ferro e manganês. Todos essenciais para ter uma boa saúde.

Publicidade

As vitaminas do tamarindo fornecem um efeito antioxidante às células, e as suas fibras agem em benefício do sistema gastrointestinal, do controle do açúcar e do colesterol. Também possui propriedades anti-inflamatórias e antiácidas.

Esses efeitos podem ser conseguidos através do caldo de tamarindo para uso culinário, mas também pode ser feito um chá ou compressa com suas folhas. Agora, você verá como extrair a polpa de tamarindo para fazer sucos e preparar deliciosos pratos.

Como fazer passo a passo

O tamarindo no pé tem formato de vagem, e a parte comestível está dentro: a polpa. Então, depois das vagens colhidas, siga dos seguintes passos:

1. Dentro de uma bacia, descasque todas as vagens. Basta pressioná-las para quebrarem. Vá separado todas as polpas em outra bacia.

Publicidade

2. Depois que estiver tudo descascado, coloque água fervente sobre todas as polpas, até cobri-las. Mexa um pouco para misturar.

3. Em seguida, tampe com um pano de prato limpo e deixe descansar por duas horas. Se fizer uma pequena quantidade pode deixar menos tempo descansando.

4. Passado o tempo, a polpa terá amolecido e deixado um caldo bem grosso. Então, com as mãos, você vai começar a esmagar as polpas para que solte o caroço que elas têm no meio.

Publicidade

5. Quando estiver tudo bem esmagado, passe o caldo por uma peneira. Vão sobrar os caroços que você pode descartar.

6. Depois de coada, sua polpa de tamarindo está pronta para ser usada nas receitas que desejar.

Dica para uma polpa mais grossa

1. Se preferir uma polpa mais grossa, para ficar um extrato, é só não deixar tanto tempo de molho e não esmagá-las junto com a água.

Publicidade

2. Nesse caso você vai retirar as polpas da água e passá-las pela peneira separadamente. Assim obterá um extrato espesso.

Como congelar?

Você pode escolher extrair a polpa de tamarindo em uma grande quantidade para congelar e ser bem mais prático de usar. Para fazer isso é muito simples. Só vai precisar dividir a polpa em porções, mais ou menos de 100 ou 200 mililitros, conforme a quantidade usada nas receitas.

É melhor que faça porções menores do que muito grandes, pois não é recomendado descongelar e congelar novamente, podendo alterar sua textura.

Publicidade

Coloque as porções em potinhos ou saquinhos plásticos, ou mesmo potinhos de vidro e armazene no freezer por um mês.

Dica: Faça suco e geleia de tamarindo

A partir do mesmo processo de extração da polpa, você pode separar uma porção para fazer uma deliciosa geleia ou suco de tamarindo. Veja como é fácil:

PODE GOSTAR TAMBÉM