A acerola é uma frutinha muito pequena, mistura doce e azedo e é rica em vitaminas, fibras e minerais importantes para a saúde. Com ela se pode fazer suco, geleia, recheio, sorvete, picolé e muito mais. Porém, essa frutinha possui pouca polpa e um caroço no centro que é grande para o tamanho da fruta. Será que pode comer com caroço? Veja como fazer polpa de acerola em casa e ter a fruta sempre pronta para ser usada nas receitas.
Veja também: como fazer polpa de fruta congelada
6 Passos para fazer polpa de acerola
A polpa de acerola congelada é ótima para fazer sucos naturais e sorvetes caseiros saudáveis. Tenha sempre porções de polpa no seu freezer e leve muito mais saúde à mesa, com praticidade.
Para fazer polpa de acerola, você pode separá-la do caroço ou não. No caroço também há as mesmas vitaminas e minerais presentes na polpa, então não há problema algum em consumi-lo. Algumas pessoas se incomodam com a textura depois de batido, então vale a pena experimentar e testar seu gosto.
1. Separe as frutas
A acerola costuma ser comparada em quantidade maior, pois a fruta é bem pequena. O primeiro passo é pegar o total da sua quantidade de acerolas e separar as frutas muito batidas ou estragadas daquelas que você vai usar.
2. Lave as frutas
Depois de separadas, precisa higienizá-las. Como são frutas pequenas, é mais trabalhoso lavar uma a uma na mão. Então, coloque-as dentro de uma vasilha com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária. Antes de usar esse produto químico, leia no rótulo se ele é recomendado para higienizar alimentos. Deixe as frutas nessa água por 15 minutos, depois lave bem embaixo da torneira.
3. Retire os caroços
No caso de você preferir bater a polpa da acerola sem os caroços, vai precisar removê-los um a um. Use uma faca para ir removendo a polpa em volta do caroço o máximo que conseguir. Esse passo acaba desperdiçando um pouco da fruta, mas a decisão é sua.
4. Coloque as frutas no liquidificador
O terceiro passo é colocar as acerolas dentro do liquidificador e bater muito bem, durante alguns minutos, até que vire um suco. Os caroços também serão batidos, caso use as frutas inteiras. Então, se o seu liquidificador for fraco, coloque as frutas aos poucos para não estragá-lo. Bata muito bem para aproveita a polpa ao máximo.
5. Coe a polpa batida
Depois de bater bem a polpa com os caroços, coe todo o líquido com uma peneira para que a polpa fique bem lisa e fácil de usar em qualquer tipo de receita. Essa etapa só serve caso tenha batido a polpa com os caroços. Se fizer somente a polpa, não precisa coar. Pule para o próximo passo.
6. Separe em porções e congele
Por fim, quando terminar de fazer polpa de acerola em porções pequenas, suficiente para 1 copo de suco, por exemplo. Assim você evita ter que descongelar uma grande porção para usar só um pouco e ter que congelar de novo. Esse processo não é recomendado porque corre o risco de contaminar a fruta, além de reduzir sua quantidade de nutrientes.
Confira o passo a passo em vídeo: