Politraumatismo
Crédito: Freepik

Politraumatismo: entenda o que pode acontecer em acidentes violentos

Devido à gravidade das lesões, é bastante comum que o paciente venha a óbito algumas horas depois do acidente

Publicidade

Em acidentes violentos, é comum que haja vítimas com politraumatismo. Você já tinha ouvido falar nesse termo? De acordo com a polícia que investigou o acidente aéreo que levou à morte de Marília Mendonça, foi essa a causa do falecimento da cantora. Entenda melhor.

O que é politraumatismo?

Os profissionais da área da saúde chamam de politraumatismo qualquer tipo de situação onde exista lesão grave de, pelo menos, dois órgãos ou duas partes distintas do corpo, causadas por forças externas de natureza física (choque) ou química (queimadura).

Os politraumatismos podem incluir lesões cerebrais, lesões na coluna, hemorragias, perda de membros (amputações), queimaduras extensas, cegueira, perda auditiva e múltiplas fraturas ósseas.

Acidentes que provocam politraumatismo

Como já mencionado, o politraumatismo é causado por forças externas de natureza física (choque) ou química (queimadura). Quanto mais violento for o acidente, maior o risco de politraumatismo.

Publicidade

Podem ser acidentes graves de trânsito, queda de aeronave ou uma explosão química, por exemplo. Quanto maior a velocidade que o corpo se desloca no momento do trauma, maior a gravidade das lesões.

As vítimas são sempre fatais?

Não. Mesmo com mais de uma lesão grave no corpo, nem sempre a vítima vem a óbito na hora do acidente. Mas, quando chega um paciente com politraumatismo na emergência, ele precisa de atenção imediata, já que tem vários ferimentos sérios para tratar e o risco de morte é elevado.

Na maioria dos casos, os acidentes com politraumatismo são fatais porque ocorre a ruptura de grandes vasos por desaceleração, causando hemorragia.

Mas, em muitos casos o paciente falece cerca de 3 ou mais horas após o acidente, devido a sangramentos, lesões no cérebro ou na coluna. E existe os casos em que o paciente falece depois de alguns dias ou semanas, devido a uma infecção generalizada por causa do acidente.

Publicidade

Veja também: Dicas importantes para evitar acidentes com fogão

PODE GOSTAR TAMBÉM