Os imigrantes italianos trouxeram o melhor da sua culinária típica quando começaram a vir para o Brasil. Com o tempo, os pratos ficaram tão populares que já viraram parte da culinária brasileira. Entre os mais conhecidos está a polenta cremosa, feita à base de fubá com água e os temperos que ficam por conta do gosto do cozinheiro. Se você aprecia esse prato saboroso, nutritivo e versátil, veja receitas deliciosas para servir no almoço e no jantar.
Como fazer polenta cremosa: 10 receitas
Para fazer a polenta cremosa o ideal é utilizar o fubá fino ao invés do grosso, que é facilmente encontrado no mercado, na feira e na mercearia perto da sua casa. Fazer polenta é fácil e você pode combinar com muitos acompanhamentos, além de ser uma refeição barata e que sacia a fome de todo mundo.
1. Com molho de carne moída
Esse é um prato clássico, a combinação que muita gente experimenta na primeira vez que vai comer. Se você prefere que o sabor não dependa do molho, vai gostar dessa receita, pois o fubá é temperado com louro, caldo de carne, alho, cebola, sal, manteiga, noz-moscada e leva até creme de leite para ficar ainda mais cremoso.
2. Gratinada com queijo
Se não quiser preparar um molho, sem problemas. Você pode fazer essa receita bem temperadinha com caldo de legumes, sal e pimenta, adicionar manteiga e creme de leite, depois polvilhar bastante parmesão e levar ao forno só para gratinar e deixar o queijo tostadinho.
3. De leite
Muitas pessoas têm o hábito de comer a polenta com leite quente, mas nessa receita o leite é usado no preparo para deixá-la cremosa. Mesmo assim vai precisar de água e também de caldo de galinha, manteiga e sal a gosto.
4. Feita na pressão
A panela de pressão é ideal para acelerar o preparo dos alimentos, até mesmo dos mais simples. Essa receita é muito simples, pois só precisa da água e do fubá. Depois do tempo necessário na pressão, ela já vai estar cremosa, mas você pode deixá-la ainda mais deliciosa adicionando manteiga e parmesão.
5. De flocão de milho e requeijão
Não deixe de preparar sua polenta bem cremosa só porque não encontrou o fubá fino. Nessa receita, você pode usar flocão de milho misturado com leite, requeijão cremoso, azeite, alho, sal, pimenta e cebolinha. Depois de pronto, vai combinar com qualquer molho que queira servir.
6. Com ragu de alcatra e cogumelos
O ragu é um molho de carne que você prepara para servir com o que quiser, pois combina não apenas com a polenta, mas também com massas em geral, arroz e batatas. Essa receita do ragu é feita com alcatra e leva cogumelos que também são utilizados no preparo da polenta, deixando-a surpreendente e ainda mais saborosa.
7. Com almôndegas
Nem sempre você precisa de um molho para servir junto, pois ela já é bem cremosa. Essa receita é bem simples de fazer, pois pode utilizar a instantânea, misturando com água, leite, azeite, sal e manteiga. As almôndegas são de carne bovina e suína temperadas com salsinha, sal, pimenta e orégano.
8. Com molho de frango desfiado
Se você prefere a carne de frango, tem essa opção bem fácil de fazer, que leva frango desfiado, cebola, alho, azeite e molho de tomate pronto. Essa polenta é feita com creme de leite e requeijão para ficar muito cremosa.
9. Com bacalhau
Polenta e peixe é uma combinação que dá certo, pode acreditar. Se escolher o bacalhau então, vai ter um prato cheio de sabor e textura, pois esse peixe é bem consistente e macio, além de ter um sabor acentuado que se destaca. No molho do peixe também vai cebola, tomate, pimentão, alho, azeite e cheiro-verde.
10. Com ragu de linguiça
A linguiça frita com polenta é uma combinação tão boa que nem precisaria do ragu. Mas com esse molho a receita consegue ficar ainda melhor. Pode usar a instantânea para facilitar, misturando com caldo de carne, manteiga, sal, pimenta e queijo ralado. O molho leva cebola, alho, linguiça calabresa, tomates pelados, sal, pimenta e orégano.
Veja também: Polenta engorda ou não?