Existem certos pratos que são considerados completos, e um deles é a polenta. Ela é fácil de fazer, barata, sacia a fome, é gostosa, saudável, combina com vários acompanhamentos e é possível cozinhá-la de diferentes maneiras para não enjoar. Veja a seguir algumas receitas para preparar essa delícia nos almoços e jantares de todas as ocasiões.
Como fazer polenta: 8 opções
Você pode fazer essa iguaria cozida, assada, frita, com carnes, vegetais, molhos e muitos temperos diferentes. Escolha sua versão predileta e deixe todo mundo de casa com água na boca. É só clicar no nome da receita e ir direto ao passo a passo.
1. Receita simples
Começando pelo nível mais fácil, prepare a sua polentinha do jeito mais simples para pegar o jeito do ponto perfeito, conforme o seu gosto. Precisa dar atenção ao preparo, mexendo de vez em quando, para não grudar muito no fundo da panela e queimar. Para essa receita vai precisar de fubá, água, manteiga e sal.
2. Cremosa com molho de frango
Agora que já sabe como fazer a versão cozida básica é a vez de um prato completo. Polenta com frango é a combinação tradicional, e fica ainda melhor quando ela é bem cremosa. Para esse molho vai precisar de cebola, alho, caldo de galinha, shoyu, uma lata de tomates pelados, água, sal, pimenta, cheiro verde e peito de frango.
3. Recheada com carne moída
Essa receita é de um escondidinho, mas, em vez de usar purê de batatas, vai usar a polenta. Também é um prato que pode servir como principal, apenas acompanhado de salada. A base do preparo é a mesma, mas dessa vez deixe que o fubá fique mais grosso. Depois é só fazer um molho de carne moída comum e montar em um refratário camadas alternadas, sem esquecer do queijo.
4. Frango com quiabo e angu
Angu é o outro nome dessa receita em algumas regiões. Em Minas Gerais, por exemplo, é muito comum servi-la bem molinha com um molho de frango e quiabo refogado. Esse é um prato típico e o responsável por fazer muita gente descobrir que gosta sim de quiabo, só não sabia comer do jeito certo.
5. Frita
Outra maneira de comer que fica irresistível é cortando-a em palitos e fritando. Precisa usar óleo novo e deixar ficar levemente dourada para que tenha a textura perfeita, crocante por fora e macia por dentro. Pode servir como petisco, entrada ou acompanhamento.
6. Na chapa com queijo
Já se você ama a versão tostadinha, mas prefere não usar a fritura, pode fazê-la na chapa. Para essa versão também precisa que a receita inicial fique mais espessa e encorpada para conseguir cortar em fatias. Depois é só colocar na chapa, que fica ainda mais gostosa se for do fogão a lenha, e colocar uma generosa fatia de queijo por cima para derreter.
7. Creme com legumes
Não é só com carne que ela fica deliciosa. Experimente misturá-la com vários legumes picadinhos e fazer um creme. É o jantar perfeito para quando quer algo parecido com uma sopa, só que mais consistente. Nessa receita a sugestão é usar alho-poró, abóbora, sementes de mostarda, cominho, mais temperos e o seu queijo favorito.
8. Com atum defumado e barbecue
Esse prato fica tão bonito e com aspecto gourmet que nem parece que é tão fácil de fazer, além de delicioso. Use um pacote de polenta instantânea, uma lata de atum defumado, molho barbecue, parmesão ralado, azeite, gergelim, cebola desidratada, salsinha, sal e manteiga.
Veja também: Polenta engorda ou não?