O poejo é uma planta que se assemelha bastante à hortelã. Tendo como nome Mentha pulegium, é originária da África, do Mediterrâneo e do Oriente médio. Confira quais as vantagens para a sua saúde se adiciona-la na sua rotina.
Para que serve?
Embora menos conhecido do que a hortelã, o poejo traz diversas vantagens para quem o consome. Confira quais são.
1. Combate a bronquite
Por ser naturalmente um broncodilatador, é uma excelente planta para combater a bronquite. Desse modo, reduz a incidência dos sintomas e gera maior conforto para o paciente.
2. Expectorante
Devido ao fato de ser um excelente expectorante, essa planta medicinal é muito eficaz para combater gripes. Desse modo, consegue facilitar a excreção do catarro que estiver preso na garganta.
3. Facilita a digestão
Por ser uma erva com propriedades digestivas, é excelente para facilitar a digestão em casos de quem possui problemas nesse setor. Além disso, evita casos de constipação.
4. Previne a azia
Por possuir propriedades alcalinizantes no organismo, ele é muito eficaz no controle do pH. Assim, evita o surgimento da incômoda azia e também pode ser usado no combate da mesma.
5. Tratar ferimentos
Essa erva também pode ser usada para tratar ferimentos externos. Isso porque ela possui propriedades antimicrobianas, o que evita o surgimento de infecções, decorrentes de ferimentos externos.
6. Relaxante natural
Esse remédio natural é excelente para combater o nervosismo tão presente no dia a dia, pois é um relaxante muito eficaz. Desse modo, uma xícara do seu chá se torna uma excelente opção para relaxamento.
7. Preserva a pele
Por ser um excelente antimicrobiano e tônico, é excelente para a preservação da pele. Seu uso diminui os desgastes naturais gerados nas células da derme e, ainda por cima, previne o aparecimento de acnes.
8. Combate dores de cabeça
Novamente devido ao fato de ser um calmante, é uma excelente ferramenta para combater dores de cabeça. Ele faz com que diminuam as aparições daquela dor aguda na lateral da região.
9. Previne gases
Essa planta é muito eficaz para o auxílio do trato digestivo. Por isso, ela evita que ocorram os temidos e incômodos gases, que podem gerar muitos problemas para quem o tem no momento.
10. Eficaz contra parasitoses
É uma planta tóxica para os parasitas, como vermes. O consumo dela os mata por intoxicação, fazendo com que eles sejam excretados nas fezes após o consumo.
Como consumir
Ele pode ser consumido através de um óleo específico de uso externo ou a partir de um chá. A feitura do chá é mais fácil, principalmente se for em casa.
Vale ressaltar que essa planta exige muito cuidado em seu consumo, porque ela é tóxica em determinadas quantidades. Por isso, é essencial que se consulte um médico antes de consumi-la.
Como preparar o chá
O chá é simples de ser feito e muito eficaz para tratamento de enfermidades. Confira abaixo como fazê-lo em sua casa.
Ingredientes
Folhas de poejo fresco: 1 colher (chá);
Água: 200 ml.
Modo de preparo
- Pique as folhas e deixe-as no fundo de uma xícara;
- Ferva a água e despeje sobre o poejo;
- Deixe a infusão ocorrer por 10 minutos;
- Antes de beber, coe.
Bebê pode beber chá de poejo?
Não, essa bebida é proibida para bebês. Como eles ainda estão em processo de formação e replicação celular, a toxicidade dessa planta pode levá-lo a problemas de formação ou até a morte.
Contraindicações e cuidados a ter
Por ser uma planta tóxica, o seu consumo pode levar à morte. Por isso, é fundamental que um médico deva ser consultado previamente ao consumo, para que ele receite a quantidade ideal.
Pessoas com problemas hepáticos e renais não podem consumir essa planta. Além desse grupo, gestantes também não podem consumi-la, pois essa planta possui propriedades abortivas.
Como plantar
É fácil ter um muda dessa erva em um vasinho em casa. Veja o passo a passo:
- O solo deve ser úmido, alcalino e rico em matéria orgânica;
- Pode ser plantado tanto em canteiro quanto em vaso;
- A colheita ocorre de 3 a 4 meses após o plantio;
- Plante a muda ou o caule subterrâneo a 3 cm de profundidade;
- Apesar de a planta gostar de claridade, não deve ser exposta diretamente ao sol;
- Recomenda-se plantá-lo durante a primavera ou o outono, por ela não tolerar ambientes muito quentes nem muito frios;
- Após a colheita, os caules subterrâneos que ficam permitem a rebrota.
Lembre-se de irrigar a sua planta diariamente, de manhã cedo e de noite, evitando molhar as folhas. Molhar com o sol muito forte pode queimar a folhagem.