O brócolis é um superalimento rico em nutrientes, vitaminas e minerais que auxiliam desde a prevenção ao câncer, até o controle de anemias e purificação do organismo.
É um vegetal crucífero, assim como o espinafre, a couve-flor e a rúcula. Com seu design interessante, em forma de uma arvorezinha, reúne diversos benefícios para a saúde. É rico em fibra e contribui para a absorção dos nutrientes.
Também contém doses significativas de:
- Ferro
- Vitamina A
- Vitamina C
- Vitaminas do complexo B
- Fósforo
- Ácido Fólico
- Cálcio
- Glutationa
- Selênio
- Luteína
- Magnésio
- Pepsina
- Potássio
É um alimento e também um remédio
É essa combinação de elementos que faz do brócolis um alimento de múltiplos fatores, inclusive assumindo a função medicamentosa.
O consumo regular possibilita que sejam exercidos seus efeitos:
- Regulador
- Depurativo
- Preventivo
- Calmante
- Desintoxicante
- Purificante
- Analgésico
Esse alimento é tão poderoso que ajuda até mesmo a prevenir o câncer. Isso acontece como resultado da ação de um nutriente denominado sinigrina, que induz à morte as células cancerígenas de tumores que atingem intestinos e o estômago.
Outro componente que contribui para prevenção e combate de tumores é o glucosinolato, que induz a redução da atividade das células cancerígenas. Em suma, são protetores. Este é um dos motivos pelo qual o brócolis é chamado de superalimento.
E não é só isso. O consumo regular de brócolis ajuda a prevenir tumores que podem atingir a próstata, mamas, fígado, laringe, pulmão e boca.
Como o superalimento que é, o brócolis é uma importante ferramenta de regulação da hipertensão. Além de tudo, ajuda a função cardíaca. Funciona assim: esse vegetal é risco em ácido fólico, que contribui para manter o ritmo cardíaco em ordem, evitando arritmias e a tão temida aterosclerose e os avassaladores infartos.
Aquele verde muito escuro do brócolis ocorre em consequência do ferro que a verdura oferece. Isso quer dizer que essa planta contribui para o prevenir e, mesmo, combater quadros de anemia. Mulheres grávidas e em fase de amamentação devem consumir com regularidade para manter os níveis de ferro adequados.
Também é importante manterem o brócolis na dieta, aquelas pessoas que têm sangramentos abundantes durante a menstruação e as que sangram pelo nariz.
Esse alimento contribui para a regulação do trato intestinal porque induz o cérebro a entender que o corpo está satisfeito. A pepsina do brócolis melhora o trânsito intestinal porque facilita a digestão. É essa ação que resulta na eliminação de toxinas do organismo.
Como consequência da melhor regulação intestinal, é possível prevenir e combater a obesidade. Além disso, o potássio que existe no brócolis interfere nos níveis de sódio do organismo, reduzindo inchaços.
A queda no nível de toxinas proporcionada pelo brócolis contribui para uma pele mais lisa, livre de acnes ou manchas. Além de tudo, a verdura contribui para reduzir problemas como a queda de cabelo.
É possível afirmar que o brócolis é calmante porque contribui para a produção de dopamina que, em consequência:
- Ajuda a regular o sono
- Auxilia na queda de estados depressivos e de estresse
- Controla os batimentos do coração
- Contribui para que músculos e nervos fiquem mais relaxados
Se o problema são dores localizadas nas articulações, consuma brócolis porque os níveis de glutationa e potássio melhoram a artrose e a artrite.
Hoje, o mercado consumidor do brócolis é variado, mas a produção de maior destaque está instalada em hortas italianas, norte-americanas, indianas, chinesas e espanholas.
É comum consumir o brócolis cozido em água quente ou no vapor, mas há quem prefira saboreá-lo cru. As duas maneiras de consumo são perfeitas para manter as características do vegetal.
E se você for consumi-lo cozido, aprenda no vídeo abaixo prepará-lo e manter seus nutrientes:
Essa dica ajudou você? Então compartilhe!