história da Fenix ensina resiliência

O que o mito da Fênix tem a ver com o poder da resiliência?

História da ave sagrada que renasce das cinzas, presente em diversas culturas, tem muitos o que ensinar para você

Publicidade

Certamente, você já deve ter ouvido falar na história da Fênix, uma ave mágica e curativa, que mesmo após morrer, renasce das cinzas, de forma gloriosa. Essa criatura, que é difundida na cultura grega, romana e até egípcia, tem muito o que ensinar para os homens. Você consegue associar a sua história ao poder de resiliência?

No dicionário, “resiliência” significa “se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças”. Ou seja, é uma pessoa com habilidade de dar a volta por cima, mesmo depois passar por momentos ruins na vida.

O primeiro aparecimento da história da Fênix aconteceu no Egito Antigo. Segundo o poeta romano Publio Ovídio Naso, a ave morria e renascia das cinzas uma vez a cada 500 anos nas areias do deserto.

Para os egípcios, essa criatura tinha outro nome: pássaro Bennu. Ela também era associada às inundações do Nilo, ao astro Sol e a morte. O povo do deserto acreditava que o pássaro havia nascido sob a árvore do Bem e do Mal.

Publicidade

Já na China, a Fênix representa virtude, poder, prosperidade e está atrelada aos polos que compõe o universo: yin e o yang.

O homem pode renascer das cinzas?

Flor cresce no deserto

Quantas vezes você já passou por uma situação negativa ou traumática, e achou não iria superar e, pior, que nem sobreviveria?

Doenças, morte de familiares, perda de emprego, separação, entre outros acontecimentos, costumam fazer a maioria das pessoas entristecerem. Mas, ao contrário das expectativas, você usou as experiências ruins para revolucionar a sua vida.

A Fênix ensina que é preciso transformar os acontecimentos ruins em oportunidade para se conhecer melhor e evoluir como ser humano.

Publicidade

O poder de recomeçar do zero ou de se refazer depois da tempestade está dentro de cada um. É preciso ter coragem e muita determinação.

Construa um ninho de força

A história egípcia também narra que Fênix sagrada construía o seu ninho com os materiais mais nobres do país: ramos de mirra, carvalho, canela e nardos. Após terminar o seu trabalho, repousava e cantava lindas canções.

Assim como o pássaro, é preciso construir uma fortaleza interna, ou seja, a sua base sólida repleta de bons valores, amor, força, determinação e coragem. Esses elementos serão essenciais para quando a tempestade se debruçar na sua vida. Se assim acontecer, o seu poder de reconstrução será rápido e sólido, gerando a possibilidade de renascer ainda mais forte.

Publicidade

Apesar de o corpo físico não perpetuar, assim como acontece com uma Fênix, o homem vai deixar uma incrível herança na Terra. Os seus ensinamentos e valores vão servir de inspiração para os jovens descendentes, como filhos e netos.

Quer aprender como evoluir como ser humano? Comece agradecendo, afastando todos os pensamentos negativos. Aprenda como nesse vídeo com Sri Prem Baba:

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!

PODE GOSTAR TAMBÉM