Nada melhor do que tomar um chazinho para relaxar ou aquecer o corpo em dias frios, não é mesmo? Mas, a verdade, é que os chás nos fornecem muito mais benefícios para o nosso corpo do que esses. Os chás, quando usados da forma certa, são verdadeiros remédios para ansiedade, estresse, metabolismo lento e para contribuir com o emagrecimento.
Mas, é preciso ter cuidado ao incluir os chás na sua rotina, principalmente pessoas com pressão alta ou problema no coração, pressão baixa, mulheres grávidas e quem toma remédios controlados regularmente. Os chás estimulantes, como o verde e mate, aceleram o coração e podem aumentar ainda mais a pressão arterial. Já o chá de hibisco, por conta do seu efeito diurético, abaixa a pressão e pode causar mal estar e problemas em quem já tem a pressão baixa. Chás termogênicos também aumentam o calorão da menopausa.
Além disso, por terem efeito medicinal, qualquer chá, combinado com algum medicamento, pode alterar o efeito do medicamento ou, mesmo, diminuir a eficácia. Nesses casos, o ideal é consultar um médico para avaliar os riscos e indicações. Também não é recomendado o consumo regular desses chás por crianças menores de 12 anos. Para os pequenos que amam a bebida, o ideal é oferecer chás como os de hortelã e erva-doce.
Como preparar
Para aproveitar todos os benefícios, o seu chá deve ser preparado da forma correta. O ideal é ferver a água, transferir para a xícara ou jarra e aí sim colocar a erva de sua preferência. Deixe nessa infusão por cinco minutos, coe e beba em seguida.
Deixar as ervas “cozinhando” por muito tempo faz com que os nutrientes sejam perdidos. Vale lembrar também que os chás não devem ser adoçados.
Os chás e sucos não substituem o consumo regular de água. Eles podem ser um complemento na alimentação, mas a recomendação de beber 2 litros de água por dia continua.
De saquinhos ou com ervas naturais?
Os chás de saquinho acabam sendo uma opção muito prática no dia a dia, tanto para serem compradas, quanto para serem armazenadas. Porém, o processo de tratamento das folhas é feito de forma industrializada, por máquinas. E isso faz com que alguns deles percam aroma e os óleos que ajudam nos efeitos esperados.
É importante ficar atento, também, pois alguns deles possuem açúcar na composição, o que por si só já atrapalha os benefícios.
Ou seja, eles não chegam a fazer mal, mas chás feitos com as folhas costumam ser muito mais saudáveis. E com a popularização da bebida, encontramos cada vez mais lojas de produtos naturais com uma diversa variedade de ervas.
Chás para diferentes fins
Todo mundo já ouviu ou conhece pelo menos uma receita de chá para ajudar algum benefício. Por aqui, mesmo, temos várias dicas com finalidades diferentes. Mas aqui reunimos os principais e mais populares chás para ajudar a sua saúde.
Chá para emagrecer
Frequentemente, vemos alguém usar ou compartilhar receitas de chás para emagrecer. E a verdade é que os chás são, sim, um aliado no processo para perder peso.
Os mais indicados são os chás verde, branco e o chá preto, pois possuem catequina, uma substância que age ativando a célula de gordura boa, aumentando a queima da gordura ruim. Ou seja, ela estimula a queima calórica. Além disso, esses chás ajudam a diminuir a sensação de fome, pois ativam a leptina, um hormônio regulador de saciedade e da queima calórica. A catequina age melhorando os receptores de leptina no cérebro, que avisa para a pessoa que ela está saciada. Assim, ela tem menos vontade de comer e consegue melhores resultados no processo de emagrecimento.
Os chás diuréticos, como de gengibre e hibisco, também contribuem para o emagrecimento. Os dois também ajudam a acelerar o metabolismo o que, aliado a exercícios físicos, potencializa os efeitos no corpo.
Confira também receitas de outros chás que ajudam no emagrecimento:
Chá de abacaxi
Chá para queimar gordura
Chás com hibisco
Chá de Oolong
Chás verde, branco e preto
Chás relaxantes
Tomar um chazinho antes de dormir já é um hábito para muita gente. E eles estão certos. Quando usadas as ervas certas, os chás ajudam a diminuir a ansiedade, o estresse e a insônia.
Os chás de camomila e erva-cidreira são os mais conhecidos. Mas, o chá de arruda, além de benefícios como propriedades antibacterianas, ajuda a combater a ansiedade, alivia dores estomacais, a cólica, diminuir o inchaço e melhorar dores de cabeça.
Chás de alface e valeriana também contribuem para uma boa noite de sono. Veja a receita desses e de outros nos links abaixo:
Chá de arruda
Chás para dormir bem
Chá de erva-cidreira
Antienvelhecimento
É praticamente impossível impedir os efeitos do tempo no nosso corpo. Porém, o chá de alecrim ajuda o nosso corpo a envelhecer com saúde e mais lentamente. Além disso, ele ajuda a combater a diabetes, estimula a circulação e ajuda no funcionamento do pâncreas.
Vale a pena incluir na dieta, não é mesmo?!
Colesterol e sistema imunológico
Assim como o próprio limão, sua casca é rica em flavonoides e agentes antioxidantes. Por isso mesmo, o chá de casca de limão é indicado para fortalecer o coração. Ela ajuda também a reduzir os níveis de colesterol ruim do sangue.
O chá de folha de amora também contribui para melhorar o colesterol, além de melhorar os sintomas da menopausa. Ele ainda ajuda a abastecer nosso corpo com vitamina C, o que ajuda no sistema imunológico. Esse benefício também pode ser encontrado no chá de folha de graviola.
Saiba como fazer todos esses chás:
Chá de casca de limão
Chá de folha de amora
Chá de folha de graviola
Chá de camomila para a pele
Sim, é possível usar os benefícios do chá também para a beleza da nossa pele. O simples fato de fazer uma limpeza profunda já ajuda a melhorar a aparência por reduzir a oleosidade e, também, o tamanho dos poros.
Essa mistura é excelente para tonificar a pele e manter o equilíbrio dos poros. Use à noite, antes de dormir. Se usar durante o dia, evite se expor ao sol imediatamente e aplique protetor solar para não ficar com manchas na pele.
Receita de tônico de camomila e vinagre de maçã:
- Vinagre de maçã: 2 colheres de sopa
- Água: 1 copo
- Camomila: 1 saquinho do chá
Modo de preparar:
1. Prepare o chá de camomila;
2. Adicione o vinagre de maçã;
3. Aplique na pele com um algodão;
4. Retire com água fria em abundância.
É importante lembrar que nenhuma dessas dicas substitui a consulta a um médico. Caso perceba reações adversas, interrompa imediatamente o uso de qualquer chá. E, ainda, os resultados de emagrecimento são mais eficazes se aliados a uma prática regular de exercícios físicos.
No vídeo abaixo você aprende outra receita de chá para potencializar seu emagrecimento:
Tem mais receitas e dicas com chás e que compartilhar com a gente? Deixa aqui nos comentários.